sábado, 14 de junho de 2008

Delírio - Ser e Ter


Ter um carro importado
Ter um tênis da moda
Ter um nome importante
Ter um curso superior
Ter um pai advogado
Ter um filho celebridade
Ter um corpo bonito
Ter um bom emprego
Ter um rosto bonito
Ter um cargo importante
Ter uma bela mansão

Ser bom
Ser amigo
Ser honesto
Ser digno
Ser trabalhador
Ser sorridente
Ser otimista
Ser altruísta
Ser ponderado
Ser precavido
Ser correto

Ter cor
Ter sabor
Ter abraço
Ter beijo
Ter luz
Ter um abraço
Ter um ombro
Ter um laço
Ter um passo
Ter um sonho

Ser rico
Ser famoso
Ser ambicioso
Ser trapaceiro
Ser gostoso
Ser ligeiro
Ser durão
Ser importante
Ser requisitado
Ser superior
Ser esperto

Ter sonhos
Ser sonhos

Ter coração
Ser coração

Ter muito
Ser muito

Ter tudo
Ser tudo

Ter nada
Ser nada

Nada ser e tudo ter
ou
Tudo ser e nada ter?

Ser vale mais do que ter


Mas a errante certeza daqueles que olham o mundo com olhos feitos pelas mãos do seu próprio veneno:

Ter vale mais do que ser

Mas olhando certo e com lentes de contato bem iluminadas:

Ser humilde vale mais do que ter ganância.
Ter educação vale mais do que ser mal-educado.
Ser lutador vale mais do que ter tudo na mão,
E ter sonhos vale mais do que ser acomodado.

Ter que ser rico
Ter que ser famoso
Ter que ser forte
Ter que ser formado
Ter que ser esperto
Ter que ser casado
Ter que ser livre
Ter que ser trabalhador
Ter que ser honesto
Ter que ser responsável

Não importa o que tiver que ser
Sendo importante tê-lo na sua vida
É o que vale a mais a pena ter.
Cada sonho, cada gesto,
É só ser esperto e ter a certeza:
O que tiver que ter, terá
E o que tiver que ser, será.


Foto: http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/formiga.jpg

Em Linhas... Retrô:

Se você não leu, clique no link e conheça, e pra você que já leu, leia e compare com o que você comentou há um ano atrás. Será que hoje dirias o mesmo? rs

37 comentários:

Unknown disse...

Para muitos hoje em dia, você é o que você tem, e não o quem você realmente. As pessoas te julgam não pelo seu eu e sim pelo que você pode ter. Gostei do seu texto!

http://maynabuco.blogspot.com

Thalita Lucas disse...

Realmente em mtos casos ser vale mais do q ter... Adorei!!!
Bjo

Anônimo disse...

Me apaixonei pelo post.

Vo tomar a liberdade de colocar seu blog como link no meu.

Muito obrigada :D

Beijokas

Critical Watcher disse...

Muito bom esse jogo analítico do ser e do ter. Por isso, eu sempre falo: Não apenas ter, não apenas ser... Apenas equilibrar o dom de viver!

Parabéns pelo aniversário do Em Linhas.
^^

Fiquei grato pelo meu nome lá estampado!
;)

Elisa Macedo disse...

Eu li mas n�o comentei a um ano.
Sei que o que postou tem muitas verdades e outras meias verdades, eu nao acredito em meios termos, portanto: mentiras. mas aceit�veis.
Sua escrita � de muito boa qualidade. Afinal esse texto � seu?
Se for, autentique-o r�pido, pois ele deveria ser lido dentro das salas de aula desse pa�s, para quem sabe assim, nossa juventude come�ar a ser formada tendo na mente a diferen�a entre ser e ter, e quando se torna bom ter ou ser.


E gostei da frase do critical, � verdade, esse equilibrio inexistente pode fazer bem, muito embora seja dificil ter uma vida equilibrada ao extremo.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, danilo!

A foto q vc escolheu é mto boa. Estamos vivendo numa época que é melhor parecer do que ser...e isso é mto triste pq as pessoas desistem de ser elas mesmas para encenarem personagens sociais. A sinceridade está virando falta de educação. Os valores se perderam ou se confundiram. Adorei o seu texto q é bem filosófico!

Aqui, quero lhe convidar para passar no meu blog, o Café com Notícias.

Abcs,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Wander Veroni Maia disse...

Ah, vlw por linkar o Café. Obrigado por perstigiar o blog na sua lista de recomendados. Sinto-me honrado!

Abcs,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Unknown disse...

Já havia comentado nesse post. Vou procurar um outro para ler...rsrs

http://maynabuco.blogspot.com

Lidianne Andrade disse...

poema lindo
vc tem talento
bjos

Lidianne Andrade disse...

a foto é linda!!

Lidianne Andrade disse...

a foto é linda!!

Natália Coelho disse...

Muito bom o poema!
Reflexivo.
Eu acho que preciso ter certas coisas pra ser.
Preciso ter meus amigos por perto pra ser feliz, preciso ter amor pra ser amada...e assim vai.....
os dois são importantes.
Depende do que se quer ter e do que se quer ser!

bjo

Thais disse...

eu acho que o certo é a gente SER e não TER né?
gostei do se blog
comente no meu
beijo

Like Sybil disse...

Primeiro, parabéns pelo 1 ano do seu blog..
Não é todo mundo que consegue postar durante esse tempo todo, normalmente a gente desiste na primeira falta de assunto.

Quando ao Ter e Ser..
A medida que eu ia lendo o que tú escreveu, eu ia pensando..
Putz, quanta coisa eu fiz dessa, ou daquela forma, pq eu TINHA que SER assim.
Quanta coisa eu deixei de fazer tb..por me limitar ao TER e ao SER..

Enfim..

Gostei do post. Me fez refletir..

^^

Euzer Lopes disse...

Eu não vou comentar sobre seu texto.
Simplesmente porque eu ficarei com ele dias na cabeça.
Este conceito de TER e SER está meio que me torturando nos últimos dias...
Graças a algumas conquistas, passei a TER muitas coisas... Sabe aqueles caprichos de realizar sonhos de consumo?
Pois é, aí eu me torno uma pessoa melhor porque passei a TER coisas. E esquecem de quem eu SOU.

Anônimo disse...

A sociedade dita que o importante é "ter", e o "ser" vai ficando sempre para trás...
mto bom o blog...
passa no meu:
http://entrevendo.blogspot.com/

fui!

(Didixy) Conquistadores disse...

Nossa. Muito demais. Muito bom. O TER E SER simplesmente maravilhoso e que me fará pensar muito. Já estou salvando o endereço do seu blog para voltar mais vezes e já estou salvando esse excelente texto.

Grilo Pensante disse...

SER vc é TER talento para escrever
parabéns

Everaldo Ygor disse...

Olá...
Obrigado pela visita em Outras Andanças e pelas belas palavras...
Ter um bom poema e Ser boas linhas...
Ao ler seu surreal post, lembrei do Clássico de Sartre o "Ser e o Nada"...
Abraços
Everaldo Ygor

Gregory Vancher disse...

muito bem feito o jogo de ser/ter no texto. Realmente nos faz pensar o que realmente importa...

http://clik.to/otherside

M. disse...

Curiosa a imagem que se forma.

Gi Olmedo disse...

Ser e ter é uma relação conflituosa do ser humano. Provavelmente, existirão pessoas que nunca irão decidir-se sobre o q lhe faz mais bem.
Eu já confirmei que o ser é fundamental.
Sou todos quem amo, sou a vida dentro de mim.

Beijos...

Anônimo disse...

Bem relativo!

Acho mais importante ser do que ter.

Mas um está ligado ao outro.

Abç..

Jân Bispo disse...

um dos jogos de palavras e de ideias mais bem criado que já vi, e olhe que tenho costume de ler de tudo e já vi muito disso! kkkkkkkkk
SER e TER a questão é que ambos andam juntos, só que em certos momentos sabemos que ter é mais importante do que ser, e em outros ser é muito mais importante do que ser, na vida nós é que temos que saber os momentos de ter e os momentos de ser, e assim eles virão sempre para somar e nunca para atrapalhar, ter planos e metas, ter ganancia, ser honesto, ser realista, enfim o seu texto já fez muito bem o trabalho! parabéns seu blog é muito show! abraços!

Tiago Cardoso disse...

Cara, curto esse tipo de construção poetica... axo interessante.

Quanto ao tema... estamos aqui pra aprender e sepre, vez ou outra, oscilaremos entre o querer ser e o querer ter.

Faz parte...

Vlw!!!

Tata - A Moderninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tata - A Moderninha disse...

Pode ser uma mistura dos dois. Ter e ser possuem significados tão opostos que seria impossivel só ser e não ter e aceitar ter e não ser.

Mesmo assim...
Adorei o seu texto!!!

beijokas

Tica disse...

Ahh!! Infelizmente é assim mesmo vc é oq tem se não tem então f@d@u...

Unknown disse...

Adorei o texto, mas a frase "ter sonhos vale mais do que ser acomodado" é ímpar!

Fábio Melo disse...

O que eu vou escrever é clichê e é brega:

o importante é equilibrar as coisas.
A vontade de ter e ânsia de ser caminham juntas.


E meu post não era para pegar ninguém. Era só para fazer rir. Você pelo menos viu a foto?

___________________________________
TemPraQuemQuer

Stanley Marques disse...

Cara, muito bom seu texto. Hoje com a inversão de valores não se valoriza o ser, em detrimento do ter. Você é aceito pelo que se tem e não pelo que se é. O grande problema é a infelicidade que isso implica.

http://www.antologiaracional.com/
parceria?

Uriel Gonçalves disse...

parecer que tem, parecer que é. É a época em que vivemos, nada é o que nós realmente esperamos.

Dih Fernandes disse...

Eu quero ser e ter, exatamente nessa ordem...
Acho que é possivel ser e ter ao mesmo tempo...
Basta QUERER...

http://www.avidanobeco.com/

Stanley Marques disse...

Obrigado por ter aceito a parceria. Já te linkei.

http://www.antologiaracional.com/

Carolina disse...

Acho que as relações, daqui para frente, tendem a ficar muito superficiais. Mais ainda, digo. Como saber qual o real interesse de alguém?

Até a relçao de você para com você é afetada. Claro! Por mais que a gente queira sair batido da tendência comportamental do século XXI, nos pegamos pensando no futuro com medo. Não com um medo normal, do que ainda não veio. O medo é de não ser (ter) tudo aquilo que esperam de você.

~~Stéfano Costa~~(2) disse...

nossa!! confesso q me perdi em tanto SER TER SER TER...asuhHSUH
mas entendi a moral de tudo sabe^^
e gostei muito do que li!!!
e espero passar aqui sempre q postar novamente, posso?..pois achei seu blog bem interessante e com assuntos inteligentes^^
abraçãoo flws!!
tudo de bom..
t++^^

ex-amnésico disse...

Ser ou ter, eis a questão!

Ser e ter: dará tempo, haverá espaço pra ambos?

Cá entre nós, em 44 anos, não consegui ambas as coisas ao mesmo tempo. Mas eu vivo nos extremos, então acho que é falha minha, rs.

Maravilhoso Delírio, pra variar, poesia reflexiva e filosófica de extremo bom gosto! Esplêndido!

***

Não comentei "O Querer", pois cheguei muito atrasado; nosso querer é algo assim como nossas pernas, podem nos levar a qualquer lugar, desde que haja lugar para ir...