domingo, 15 de julho de 2007

60/2000

Clique na foto para ampliá-la.


Espero não parecer um velho nostálgico e ranzinza.

Vivemos na década de 2000, a primeira década do III milênio, a década da alta tecnologia.

Hoje temos computadores que cabem na mão, ouvimos música no celular, filmamos e tiramos fotos com mega máquinas digitais. Temos MP3 player e não precisamos mais comprar mais um CD para ouvi-lo inteiro ou só por causa de uma só musica que se gosta: pode-se baixá-la pela internet.

Literalmente, nós vivemos quase uma vida a lá “Os Jetsons” (lembra desse desenho?)

Agora, engraçado que as pessoas, especialmente jovens como eu, andam vivendo uma espécie de saudade de décadas anteriores, algumas das quais até sequer viveram. Há vários blogs onde já se falou nas pérolas dos anos 60 até 90 (e muito bem postados), comunidades no Orkut como “Queria ser jovem na década de 60”, ou “Vivo na década errada”, ou “Ídolos anos 60/70/80/90” e por aí vai. E são comunidades lotadas, principalmente de quem não viveu ou pegou muito pouco estes anos.

Eu confesso que adoraria viver cada uma dessas décadas, nem que fosse apenas por um dia, e ver ao vivo e a cores, idolos como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Beatles, Elis Regina, Raul Seixas, Cazuza, etc.

Ou então, rever desenhos que marcaram época como He-Man, A Pedra dos Sonhos, Inspetor Bugiganga, ou programas como Topa Tudo Por Dinheiro, Programa Livre, e por aí vai...

Ou voltar a jogar jogos do Master System como Sonic ou Mortal Kombat, ouvir aquele LP clássico do Elvis em um aparelho de som enorme com revestimento de madeira, ou então viver com a cara no céu olhando meu Pirocóptero voando e indo parar no telhado do vizinho?

Mas, engraçado que, quando se fala dos dias de hoje, pouco se recorda, pouco se estima.

Afinal, o que se perdeu? Será que faltam ídolos? Novidades? Pessoas diferentes? Seríamos mesmo, como eu já li numa revista estilo “Veja” , que somos uma “Geração Entediada”?

Não sei o que aconteceu, mas a verdade é que o ser humano sempre vai, em todas as décadas, quando mais velho ficar, vangloriar os ídolos do passado e subestimar os do presente.

“Não se fazem mais moças como antigamente.”
“Não se fazem coisas duráveis como antigamente.”
“Não se faz mais música como antigamente.”
“Não se faz mais televisão como antigamente”.


Agora eu me pergunto: é saudável sentir falta de épocas em que não vivi?

Eu mesmo não sei responder. Só sei que simplesmente, é maravilhoso sonhar com esses anos.

Às vezes me bate um estranho sentimento de estar deixando viver o meu presente preso somente às coisas do passado. Será que os nossos filhos irão idolatrar algo de nossa época? Ou será que também vão idolatrar os mesmos idolos que nós? Poderemos um dia, assim como nossos pais e avós, contar, "Olha, eu o vi de perto, eu ouvia muito isso, eu assisti muito aquilo..."?

Porém, quem disse que a década de 2000 também não tem os seus ícones?

Temos o Orkut, onde encontramos velhos amigos e nao deixamos de perder contato com aqueles que estudaram com a gente, por exemplo.

Temos o conforto do celular, podendo ouvir música e tirar fotos com ele, inclusive;

Temos o Youtube e outros sites de videos, onde nós podemos conhecer e rever pérolas do passado;

Temos Ana Carolina, Pitty, Snow Patrol, Franz Ferdinand, Evanescence (e o lindo vocal da Amy Lee), e até mesmo, ainda na ativa, os Rolling Stones, Pearl Jam, Bob Dylan entre outros. E até atrações interessantes como "O Aprendiz", Lost, Altas Horas, e filmes que eu considero excelentes como a trilogia "O Senhor dos Anéis" ou "Olga".

É por isso que eu sou da seguinte opinião, vanglorie o passado, mas faça o seu presente por merecer, até porque amanhã ele também será passado.

Mas é claro que, culturalmente, a década de 2000 anda meio que deixando a desejar. Só nos resta torcer e procurar por referências, e se puder, nós mesmos fazermos a NOSSA década, a NOSSA voz e a NOSSA história.

"Se somos escravos do ontem, somos donos de nosso amanhã.
(Carlos Torres Pastorino)

E é claro, ontem, hoje e sempre, recordar é viver.

12 comentários:

Wanderson "Wans" disse...

Cara, uma ótima reflexão a se fazer. Vivi muito do que você escreveu ( sou de 73) e também sinto saudade de muita coisa. Também acho que estamos carentes de talentos em relação às décadas passadas. Por outro lado, lixo musical sempre existiu e desenhos ruins também. Além disso, não podemos deixar de lembrar como você o fez, de coisas boas que acontecem hoje. Vou resumir meu pensamento sobre esta geração da seguinte forma:
Hoje, somos uma geração descartável. Nada é feito para durar, nem os sentimentos. Será que é por isso que estamos muitas vezes nos sentindo tão vazios?
Pense nisto.
Abraço.

R. B. Dillinger disse...

Eu queria MUITO ter vivido nos anos 60, 70 por ai. Acho que foi a melhor época em relação a tudo. Artes, movimentos sociais, música. É uma década marcada e que produziu coisas que eu adoro. Principalmente na música e em filmes!

abraço!

Gi Olmedo disse...

"Que tempo bom , que não volta nunca maaais..."
Hoje somos nós falando isso. E por mais q reclamemos do hoje, amanhã serão nossos filhos, sobrinhos, netos, alunos e seguidores de pouquíssima idade em geral que dirão:
"Que tempo bom, que não volta nunca mais..."
Concorda q hoje temos muitos desafios, mas antigamente as coisas eram bem mais difíceis? Pense em tudo q foi conquistado anteriormente. Talvez pelo gosto do desafio, temos vontade de voltar no passado e retomar décadas que não vivemos ou que temos apenas flash's de infância. Amanhã eles é que pensarão assim.
Prá mim, hoje: Viva os anos 60 e 70! E viva minha infância entre as décadas de 80 e 90!
Afinal, na vida e na história, só o que não mudam são as mudanças.

Abraços, Dan... vc sempre surpreendente! E a imagem escolhida ficou show! Beijos!

Macaco Primata disse...

eu tb sou eterno nostálgico, mas claro que sei filtrar e ver as coisas boas e novas!!

Anônimo disse...

muiti legal o seu texto.
as vezes eu queria viver na epoca da minha pq ela disse que os bailes eram bem mais legais todo mundo com passinhos iguais,hoje não é so putaria e droga.
bom mais pra falar a verdade eu queria viver na epoca medieval pra usar akeles vestidos lindos...rs.
so apaixonada por essas coisa.
adorei ate+

Robertinha Diferente disse...

Belo texto!
muito bom mesmo.
Inteiressante e com um assunto muito bem abordado.
=D
Eu também acho que antigamente as coisas eram muito boas, porém hoje em dia tambem nao fica pra traz nao! tem muita coisa legal rolando por ai.
;]


=*

Richardson Porto disse...

O tempo passa muito rápido, algumas coisas "saem" da moda rápido demais, mais sempre fica a saudade realmente, sinto falta de várias coisas antigas também, acho que isso faz parte da vida.. todo mundo deve sentir.

R Lima disse...

O passado é tão gostoso de ser relembrado como também de desgosto lembrar. É igual ao hoje...

Relembrar o ontem é nesses casos descritos ver a nós mesmos.. em pleno estágio de felicidade...



Obrigado pelo comentário e pelo acompanhar da minha caminhada. Suas palavras foram gratificantes e me deram o incentivo necessário para o retorno.

Texto de hoje: Retorno...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Lakshimi disse...

recordar é viver . SEMPRE.

Elza disse...

Ahh cara, vc de jeito nenhum pareu velho, nostalgico ou ranzzinza!! O seu post ficou ótimo!
viagei geral aqui!!

=]

Diego Moretto disse...

Ó-T-I-M-O!!!
Adorei o que li cara, me senti lendo um espelho, se tivesse como.
O passado possui coisas que nos farão lenbrar pra vida toda, e sentir saudades delas. Adoraria ter ido no Woodestock....lutado durante a ditadura...ser exilado....ser grunge... chorar ao ouvir que Renato Russo morreu, emtre outras coisas q não presenciei, ou era muito novo para entender. bom, mas tudo se renova. É esperar a proxim geração e comparar, se eles terão este mesmo pensamento que vc teve. Parabens, seu texto ficou maravilhoso.

Muito obrigado por me visitar no blog. Grande abraço e volte sempre!!!

Davi disse...

Kra, eu sou de 95 (sim, tenho 14 anos) e meu, eu sinto muitoo q nasci na época errada..
estou fazendo um trabalho de escola com o tema "anos 60" e quanto mais estudo, mais desejo ter vivido nessa época, usado essas roupas e ouvido essas músicas, enfim, eu realmente me sinto um pouco desorientado nessa nação em que vivemos, que por ter tantas novas celebridades, estilos musicais, moda, etc. todo o dia, que acabou perdendo a própria identidade.