domingo, 27 de julho de 2008

Ô Aperto!!!


Houve, num certo dia, num programa que agora não me recordo ao certo, uma matéria com nada mais nada menos que Silvio Santos em sua luxuosa mansão em Miami, naquela época em que estourou o boato (que ele fez questão de inventar) que estava com pouco tempo de vida.

O repórter perguntou se ele costumava vir a Miami e qual a diferença de São Paulo e lá.
Silvio respondeu:

- (...) São Paulo hoje está muito apertada, com gente em tudo que é canto, carros em tudo que é canto (...)

Se naquela época, cerca de sete anos atrás, ele já via São Paulo assim, que dirá hoje, se for perguntado novamente.

São Paulo é uma megalópole que já ultrapassou a marca dos dez milhões de habitantes, e aliado À isso conta com uma frota de quase seis milhões de veículos. Cerca de três milhões de pessoas utilizam o ônibus como transporte. São também já tem a segunda maior frota de helicópteros do planeta, e possui o aeroporto mais movimentado do país, Congonhas.

Diante desses números enoormes e entre outros que não vale a pena citar, não é de se espantar o recorde de congestionamentos que mês a mês se superam, não importa o horário. Fora a lotação dos trens, ônibus e metro, que explicitamente já não comporta mais o número de passageiros do dia-a-dia.

São Paulo também é a capital das filas. Fila para pagar as contas, fila para passar no caixa do supermercado, fila para carregar o bilhete de ônibus, fila para entrar no cinema, fila para andar na Rua 25 de Março, fila para subir no ônibus, no metrô, nos trens; fila para almoçar, fila para entrar num estacionamento, fila para sair dele, fila para passar no médico, para marcar consulta, e até para atravessar um cruzamento.

E agora, analisando tudo isso, me pergunto, se São Paulo tem cerca de 100 Km2, e grande ao ponto de um bairro do extremo sul ser 60 Km distante do Centro, porque ainda sem ela está tão apertado?

Isso é fruto de um processo de crescimento e ocupação desordenado que durante décadas atropelou as reservas naturais e que através de uma falta de planejamento urbano resultou em avenidas principais apertadas, um amontoado de ruas e casas mal distribuídas e todo um contingente populacional que inchou a cidade, e a administração municipal não acompanhou este ritmo de crescimento proporcionando estrutura e qualidade de vida para essa população.

Eis o resultado: transito caótico, previsão de que este trânsito caótico entre em colapso no prazo de cinco anos, filas para todos os cantos, desemprego, falta de opções de lazer nas periferias (obrigando os moradores a se deslocarem para outros cantos e assim gerando mais trânsito), hospitais e postos de saúde lotados, e tudo mais que uma metrópole possui. Vale ressaltar que é um problema que ocorre em quase todas as grandes cidades pelo mundo, especialmente as de paises em desenvolvimento como o Brasil.

E agora leitor, com os olhos abertos e fixados para o futuro, eu pergunto, aonde isso vai parar?


FOTO:
http://www.eternatpm.com/wp-content/uploads/2008/05/metro_lotado.jpg

21 comentários:

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Danilo!

Antes de qualquer coisa, quero agradecer pelo comentário que fez no Café com Notícias. Para mim é uma satisfação quando encontro leitores como vc que escrevem o q sentem diante de uma proposta nova.

Textos extensos é uma coisa que estou tentando me policiar pq gosto de escrever e argumentar. Mas vc me fez ver que qdo um assunto é interessante não existe limite e que podemos ir além. Obrigado pelo apoio e espero tê-lo mais vezes no Café.

----

Bom, agora vamos ao seu texto. Não conheço São Paulo, mas pelo que já li é uma cidade gigantesca que sofre com o trânsito e com o transporte coletivo. Creio que isso não é um mal só de SP: BH, Rio, Recife e Fortaleza, enfim as grandes capitais, também sofrem desse mal.

Parabéns pelo gancho e pela reflexão sobre o problema do caos urbano.

Grande abraço,

=]
_______________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Ana Yasha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Yasha disse...

Nunca fui a São Paulo, mas vejo muito na tv a situação, principalmente do trânsito...
Fora o ar que muda, um tanto de tudo, hoje vi na tv que esse mês não choveu nada por aí, o que é bem estranho num mês de julho, deve tá um sufoco.
Se aqui em Natal, já me falta paciência no trânsito, me imagino aí... E julho aqui, um dia de sol já é espanto. haha.

Abraço.

=*

_______________________________
http://www.l-a-b-i-r-i-n-t-o.blogspot.com/

Fernanda Fernandes Fontes disse...

Nossa...estava falando sobre isto agora a pouco com um amigo.
Sou do interior de Minas Gerais, mas atualmente moro em BH. Já estou louca com esta cidd...o trânsito me mata mais rápido a cada dia...rs...é mta agitação. E olha q a cidd em que nasce não é mto pequena.

Estudo Comunicação e São Paulo é um grande mercado pra mim...mas acho que não conseguiria.

Passa lá:
http://degustacaoliteraria.blogspot.com/

Cássio disse...

Conheço São Paulo, morei uns 8 anos lá. E isso vai parar ou no mínimo amenizar quando a sociedade tomar consciência de que o transporte coletivo é uma alternativa. Mas daqui p/ lá...
Abraços.

* Mariana disse...

Apesar do aperto, eu ainda amo essa cidade, viu?
Se bem que.. não conheço Miami, New York, etc...rs
:*
Me visita também
http://erasoumamenina.blogspot.com/

Levy Lopes Furtado disse...

E o Rio de Janeiro segue o mesmo caminho... Podem criar "linhas" de todas as cores do arço-íris que isso não melhora.

Cássio disse...

eiuheiueheuih
ficou pequena mesma a fonte, mas já mudei, acho que agora está legivel!Bem se vc se interessou mesmo no assunto do post, convido-te a voltar e ler o texto quando quiser!
Abraços.
www.oediporei.zip.net

Anônimo disse...

Eu não conheço SP, mas, acho que um maior planejamento familiar (controle de natalidade), resolveria uma boa parte dessa ocupação desordenada de espaços, uma melhor organização política, propiciando condições melhores de vida na área rural e das periferias, também ajudaria. E pra completar, o bom senso do ser humano, em não ficar se agromerando dessa forma, resolveria tudo...

Detesto aglomerações, me enfiar em lugares que me cerquem de gente por todos os lados me deixa meio claustrofóbica.

Por isso não leve minhas opiniões radicais a sério...rs

Abs
Raquel
http://raquelrfc.wordpress.com/

Elton Rosa disse...

São Paulo é foda, já fui aí, pra nunca mais, e olhe que eu gosto de metropoles, mas essa é a realidade, se não todas, da maioria das cidades grandes desse país, salvo talvez Brasília



http://cafepoesiaerosas.blogspot.com/

Leandro R. disse...

Olá!
Gostaria de propor parceria?
Aceita?
http://semtosquices.blogspot.com

Paloma Caroline disse...

Eu tenho uma sugestão:
Façam uma ilha no meio do oceano e coloque o excesso de habitantes lá ;D


ok, eu sei que a idéia é idiota e impraticável, mas nao deixa de ser um idéia. :D
osakdopsakpodkpsad


beijo :*
e volte sempre ao Limão e Mel ;D

Anônimo disse...

Eu amoo a minha cidade SP *-*
E mesmo com o aperto , não troco ela por NADA,por nenhuma cidade desse país.
E eu não acho que é so sampa que tem esse problema como citaram a cima,outras cidades tem tbm .

Bjks. ;*

Peterson C. Fernandes disse...

é falta de planejamento mesmo, o que acontece com várias cidades, são governantes querendo se promover e mesmo assim não fazer porra nenhuma...
abraços

www.soca-gada.blogspot.com/

Grasiele Rocha disse...

Realmente São Paulo está um caos, é uma loucura, por isso que digo, mais para frente sairei daqui, uma a menos. hsuahsuhaus

E enquanto o comentário que você deixou em meu blog, não tenha medo de sua novelinha ser rejeitada. rsrs
beijos

Rosa Araújo disse...

Pow, não moro em São Paulo.. Mas sei como ta um caos ai! Não penso em ir morar ai.. Não não.. Vou para outro lugar!! hehehe

Passa la http://rosarenan.blogspot.com/

Marcos Costa Melo disse...

Pois então, você pergunta aonde isso vai parar?

Vai parar.

E aí talvez sejam tomadas providências que realmente melhorem a situação.

abs

Ana Yasha disse...

Somos dois então! Tenho pavor de estar só, apesar de ter aqueles momentos em que nós mesmos sentimos a necessidade de realmente estar... Mas que passa, um instante e passa.

Obrigada pelo comentário, gostei bastante daqui, e você ganhou um selo, passa no Labirinto e dá uma conferida.

Abraço.

Gi Olmedo disse...

O que seria de nós sem esse aperto todo?

Amo Sampa, apesar dos pesares... minha vida gira em torno dessa loucura.

Finalmente passo por aqui, meu amor, e espero que não fique bravo comigo por demorar tanto...

Beijos!!!

Anônimo disse...

bem, eu moro na segnda maior cidade do Brasil: Rio de Janeiro. Aqui realmente está lotado, embora tenha menos habitantes que SP(ainda bem, pq SP é bem maior).
Mas mesmo assim tem como se dar um jeito (menos no transito e nas filas rsrsrs), mas isso sairá dos trilhos no futuro, ou algum tipo de peste ou doença vai nos ajudar a limpar a escória^^

de qlqr forma, sabemos o futuro não é mesmo? auto-destruição, ou corrupção desenfreada^^

bjos.

Anônimo disse...

Passo diariamente as dificuldades de um paulistano usuário das linhas de trem e metrô da cidade. O fato é que, por onde nós procurarmos uma solução ela esbarrará num processo de conurbação urbana desordenado e imparável. Em outras palavras, não há como refazer a cidade.

Doutro lado, vejo também um problema cultural no paulistano. Dar carona por aqui é um acinte, mesmo para quem mora no mesmo prédio e trabalha no mesmo departamento. Poderíamos atenuar este quadro (não por muito tempo, é certo) com um pouco mais de solidariedade de cooperação, mas sou cético. A tendência é haver cada vez mais uma individualização.