quarta-feira, 16 de julho de 2008

Uma Tinta Descascada


Abriu a porta do quarto de maneira devagar. Estava cansado. Seus olhos estavam estranhos, como quem olhava para um ponto fixo no horizonte.

Sentou-se em sua cama. Observou o seu quarto. Um pôster mofado do Queen, um quadro com uma paisagem marítima, algumas correntes penduradas e paredes rachadas com várias marcas de tinta descascada.

Era estranho. De repente, o rapaz começou a olhar para os objetos à sua volta. Tudo largado, empoeirado, amontoado. Viu seu quarto num completo estado de decadência. E pensar que, anos atrás, ele já fora mais organizado.

E então, os olhos estranhos do rapaz passaram a olhar para a janela, ainda aberta mesmo já sendo onze da noite. percebeu o quanto sua rua havia mudado. Tinha até uma arvore perto do portão do seu Mario que agora estava cortada. Quando haviam a cortado? Ele já brincara tantas vezes naquela arvores quando moleque... Percebeu também quem algumas casas estavam diferentes, e olhando bem, tinha uma que nem existia mais. Era só entulho! Aquela casa era a mais antiga da rua, e a mais bonita também, com sua fachada rica em detalhes típicos de casa antiga.

Percebeu também a ausência de alguns vizinhos. O Luis que vivia jogando bola até as duas da manha, a Marina, que vira e mexe aparecia vendendo nas casas os seus produtos da Avon e bijouterias, o Cadu, que vivia dizendo que ia ser policial quando crescesse, onde estavam todos? Será que ainda moravam por ali?

Resolveu fechar a janela já que estava tarde. Era hora de tomar um bom banho e ir dormir.

Ao virar-se em direção a porta, o rapaz se deparou com seu espelho. Parou. Passou a se observar. Há tempos que ele usava a mesma blusa, verde desbotada e batida. Aquela calça jeans também já estava bem velha. E seu tênis então? O mesmo estilo, sempre. Seu cabelo também estava grande. Precisava dar uma aparada. Nossa, e quanto tempo que ele não passava um gel? Tinha gel ainda, estaria vencido?

Estava mais magro, abatido. Nunca tinha reparado: seu rosto estava mais fundo, assim como a região do pescoço. Tirou a camiseta. Estava mesmo mais magro.

Em seguida, tirou o restante da roupa, foi tomar banho. Ao voltar, abriu seu guarda roupa. Junto às suas camisetas havia dois livros, um de atualidades e o outro um guia de profissões. Ambos datavam de 2004, ou seja, já estavam ali há quase 4 anos. Nem lembrava mais deles. Isso porque durante um tempo estes foram as suas bíblias, mas que no fim, não deu em nada. Lembrou-se que seus antigos colegas de escola já estavam cursando superior, enquanto ele ainda estava ali, apenas trabalhando na sua função de caixa numa rede de fast-foods.

Se vestiu, arrumou sua cama, apagou a luz. Deitou-se, ainda bastante pensativo. Era engraçado porque até naquele dia de manha ele era a mesma pessoa, mas bastou encontrar um antigo amor, casada, formada em administração, e um grande amigo da escola que não fazia nada, repetiu várias vezes de ano, e agora estava cursando Economia na USP, que o rapaz abrira os olhos, e passou a enxergar as coisas como elas realmente estavam.

Viu sua vida, simplesmente, se tornar uma tinta descascada, assim como as paredes do seu quarto.

E concluiu: era hora de pintar um novo quadro.

Na vida todas as coisas mudam. A diferença é que, para quem pára no tempo, a mudança é a sua própria degradação.


FOTO: http://intensafenix.blogspot.com/2007/10/transio.html

10 comentários:

Anônimo disse...

Excelente relato!! Nos faz refletir e repensar na vida e no que estamos fazendo com ela!! Qualquer um é capaz de grandes mudanças é só acreditar!!

Abraço

Anônimo disse...

Momento s�o marcantes e os fatos, �s vezes, abalam as pessoas. Acredito que todos n�s j� nos sentimos alguma vez uma tinta descascada nesta passagem vital em que estamos. H� momentos que n�o podemos fazer coisa alguma, somente olhar e analisar o que est� around us. Infelizmente.

�tima postagem reflexiva!

Ab�s

Edu França disse...

Momentos, essa coisa da memória do sentimento é fortíssimo!

Cansei de Ser Loser disse...

Ótimo texto.
É verdade, às vezes não nos damos conta de mudanças que acontecem embaixo do nosso nariz...

R Lima disse...

Tudo muda até qdo de fato nem mudamos.. o mundo gira e nós, à vezes, nem fazemos por isso..

Esta é a pior das formas.. ser parte da mudança sem ao menos fazer parte da escolha.

Obrigado meu velho pelas palavras lá no AveSSo..

Obrigado msmo.



Texto de hoje: vÉrtiCeS...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

danii disse...

otimo texto... faz pensar nas pareces descascadas da nossa vida... em que ponto paramos ,oq podemso fazer para continuar o caminho...
muito bom... parabens

Dih Fernandes disse...

Ótimo texto...
E muito obrigado por separar por paragrafo!
As vezes entro em blogs que não separam e fica muito cansativa a leitura, chega a doer os olhos...

http://www.avidanobeco.com/

Diego Moretto disse...

Nunca é tarde de pintarmos nossa vida e mudarmos do desbotado e descascado para o belo e vibrante. Isso é um motor de uma vida: a mudança.
Abraço brow....quando eu sumir d eum blog, pdc q estou em outro, IUAHSIUAHSUIHASIA. Flww!

Anônimo disse...

NUnca é tarde para mudanças, sou a favor de sempre mudar, coisas paradas nao vão para frente

ex-amnésico disse...

Hehehe! Você tem o dom de me surpreender: tirando a parte do gel, a primeira metade do texto é a minha exata descrição (estou só um pouquinho pior que na segunda parte)! Em outra época eu teria ficado bem bravo com essa história de parar no tempo, porque eu parei no tempo mesmo!

Mas, tudo somado, foi uma escolha que fiz; não me arrependo. Também não recomendo pra ninguém...

Parabéns e obrigado por mais essa olhadela no espelho da vida!

Abração!