segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

In Mode Disco Riscado

Ouvir música é uma coisa engraçada.

Já aconteceu com você, leitor, de ficar por um dia todo ou até por uma semana inteira com uma música na cabeça?

Ultimamente isso anda acontecendo muito comigo.

Semana retrasada eu havia baixado por indicação de uma amiga minha a música “Just Because” do Jane’s Addiction, e por várias vezes fiquei a ouvindo. Resultado: ora em casa, ou no trabalho, me pegava com uma bateria imaginária e tentando imitar a voz do ex-vocalista, Perry Farrell.

Na metade da semana passada eu, por curiosidade, baixei “É Proibido Proibir” do Caetano Veloso & Os Mutantes, que para quem não conhece foi uma das músicas-símbolo da Tropicália e de resistência contra a ditadura militar em 1968. Outra vez, me pegava ora em casa, ou no trabalho cantando só “é proibido proibir, é proibido proibir...”. Só que dessa vez eu cheguei ao ponto de até sonhar que havia ido com alguns amigos para uma confraternização na USP (palco de alguns movimentos estudantis na década de 60), não sei se por efeito do remédio que tomei para dormir, mas me senti realmente nos anos 60, ainda que os trajes e o carro que eu fui eram de nossa época.

Na quinta-feira passada, se não me engano, resolvi ficar no meu Limewire e baixar músicas que não ouvia há tempos. Resolvi baixar uma de uma cantor chamado John Mayer que é só violão chamado “Daughters”. Resultado: agora era um violão imaginário.

E por fim, neste domingo, acordei com “Anarchy In The U.K.” do Sex Pistols na cabeça. Pronto. liguei o rádio do meu cel na Kiss Fm (uma rádio aqui em SP que toca muito Classic Rock) e logo foi a primeira que começou a tocar, coincidência, ou como diz uma amiga minha, “transmimento de pensação”? Então fiquei o dia todo com a música na cabeça. Fui sacar e depositar dinheiro num banco, e eu com essa música o tempo todo nos lábios e transformando o caixa eletrônico em batera.

Engraçado que, pelo menos comigo, uma musica no mode “disco-riscado” influencia o meu comportamento. Me lembro quando era criança. E quebrando o pau coma minha mãe para não ir à escola, no radinho dela estava tocando “Nothing Compares 2U” da Sinead O’Connor, que é muito melancólica. Só sei que fiquei melancólico o dia todo.

Dessa vez, nesse domingo, fui até comportado. Na volta do banco, peguei um ônibus vazio, sentei naquele último banco do meio que ninguém consegue se segurar, estiquei as minhas pernas bem folgadão (e ainda estava com o meu jurássico All Star azul de quase quatro anos de idade e já desbotado e com alguns pequenos rasgos na frente) e comecei a tocar, discretamente, uma bateria imaginária, e cantando pra mim mesmo “I am the antichrist, I am an anarchist..." É claro que eu realmente tivesse me influenciado por essa música aquele ônibus já estaria ao pedaços, mas não precisava tanto.

Pior é quando a música que fica na sua cabeça é aquele que você detesta mas, por ter uma parte muito repetitiva e por ficar tocando em tudo quanto é canto, você acaba com ela na cabeça. Aquele funk do “pega lá pega lá pega lá” ficou por horas na minha cabeça porque num ônibus em que eu estava indo ao trabalho, um f.d.p. ligou o som do cel no último e ainda ficou cantando a viagem toda (e eu sem o meu MP3). Ou então, num dia que gravei um CD de pérolas pra uma amiga, e fiquei com “meu amor, nosso amor estava escrito nas estrelaaaaas...”. Daí a reação varia de pessoa pra pessoa. Já vi gente estapear a própria cabeça só pra esquecer de uma música indesejada.

Bem, no fundo no fundo é sempre bom ter a nossa vida recheada de trilha sonora, mesmo não estando ouvindo nada, mesmo que esteja só na mente. Mas é claro que, como não poderia faltar, aí vai uma pequena crítica a quem tem a mania de ficar ouvindo as coisas em alto falante e em lugares públicos: guarde o seu som pra você, ninguém tem a obrigação de ouvir aquilo que muitas vezes não gosta. As nossas cabeças agradecem.

Tirando isso, pire mesmo naquilo que você gosta, seja o ritmo que for, mas pelo menos a nossa vida cheia de rotina, stress, gente chata e aborrecimentos ficará mais fácil de tragar.

Acredite, esse mode disco-riscado faz bem.

E hoje, pela primeira vez neste blog, resolvi postar os clipes das músicas que citei neste texto, algumas que já não se ouve por aí há tempos, e outras que de vez em quando aparece nas rádios da vida. É claro, menos a música do pega lá porque aí já é sacanagem.


Just Because - Jane's Addiction



É Proibido Proibir (versão dos anos 80) - Caetano Veloso



Daughters - John Mayer



Nothing Compares 2 U - Sinead O'Connor



Anarchy In The U.K. - Sex Pistols




Tenha um ótimo feriado.

FOTO: http://www.otavioweb.com/imagens/fotografia/1183735066_musica_.jpg


14 comentários:

Mila Cardozo disse...

Tenho isso de ouvir direto tb... o problema é que quando enjoo... ai fico um tempão... sem nem poder pensar em ouvir.. hehehehehe
Beijos Mila

ex-amnésico disse...

É tipo um "soluço mental", conforme li em algum lugar; você tem sorte de ter isso com músicas que gosta: comigo, são só aquelas tranqueiras que o povo toca a 200 decibéis na rua...

A propósito: vá lá ser amnésico, mas esquecer a educação é demais!
Obrigado pela indicação, eu não mereço (inclusive porque dei uma mancada, né?)

Obrigado de novo e ótimo feriado pra você.

Unknown disse...

Feriado eu aqui visitando blogs..não seu como fui parar aqui no seu Blog..mas gostei muito, chamou a minha atenção..voltarei para ler os seu textos..beijos

Anônimo disse...

meu endereço ..bjus
http://butterflycris.blogspot.com/

Arne Balbinotti disse...

Também tenho os mesmos processos psiquicos que você, mas principalmente quando não gosto da música, ai sim ela não sai da minha cabeça... nem batendo.
Mas trilha sonora eu tenho para gravar milhares de cds, cada fato, ato e tato na minha vida tem uma musica de fundo... e um perfume também... hehehe... abraços.
PS.: Adicionei seu Blog aos Clientes da Butique.

Nil Borba disse...

Eu tbm sou assim, quand cismo com uma música é fogo!! rs

Mas, adoro musica então não me perturba. Bela seleção hein?

Beijos

Gi Olmedo disse...

Ah, danzinho...onde está a maravilhosa, sensacional e magnífica Dança do Crew?? hauauua!

Tua seleção de ótimas musicas valem a pena ser chiclete na nossa mente... no momento, estou com Casa Pré Fabricada (Marcelo Camelo), do Los Hermanos, na cabeça, coloquei até no meu profile do orkut.

Beijos, e estou de volta por aqui, viu?

Te dolo, hermanito!

Critical Watcher disse...

O engraçado é que é bem assim mesmo. E, como você mesmo disse, o mais chato é ficar com aquela música chata na cabeça. A música de influência na sociedade que mais você odeia. Já cheguei a acordar cantando "BEBER, CAIR E LEVANTAR"... Que absurdo!

O negócio é comprar nossos mp3's ou mp4's e ouvir as musicas que mais gostamos... Porque, literalmente, aqueles que OUVEM aos berros esses sons tão desconfortantes não vão deixar de colocá-los no volume máximo!

Bom post... Estou ao som do grupo Sha Na Na, cuja música chama-se Hound Dog. Essa pode ficar gravada!!

\o/

Ikki disse...

boas
também sou fã de sex pistols *-*
valeu pelo comentário no sex pistols, ahuaha como estamos recém voltando tá foda que alguém visite o blog :x
abraço! e bom fim de carnaval.

Critical Watcher disse...

Ah, pode linkar sim!
Farei o mesmo com o seu...
Abraços!

Gi Olmedo disse...

Hey, niño de mi vida!

Tem premiozito lá no meu blog prá vc... e esse vc não tem! Vai lá buscar seu selo.

Beijos, hermanito, sucesso forever!!

Tata - A Moderninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tata - A Moderninha disse...

Meu anjinho, tirando a sua dúvida sobre o meu post..rsrs

Homem quando sofre qlq abuso é tentado violento ao pudor ou lesão corporal, homem não pode ser estuprado nem por outro homem porque juridicamente estupro é violência realizada através da penetração vaginal.
Atos libidinosos inclui sexo oral e anal, e por isso que a penetração nesses casos não configura o estupro. Entendeu?!! homem não pode ser estuprado por não ter vaginal.
Estupro é o sexo forçava com penetração nos órgãos "apropriados" para o ato (piu piu e periquita)..rs

Entendeu?!!!

Bom meu amore estouuuu de volta depois de uma longa jornada..rs

beijokasssssss

Tata - A Moderninha disse...

Ops!!!!

Agora estou aqui para comentar seu texto, depois da minha explicação acima..rsrsrs

Anjinho musica..eu amooooo musica..os meus dias sao regrados a musicas, muita musica..para vc ter uma ideia eu peguei na internet um techno arabe show de bola que nao sai da minha kbça...

beijokasssssssssssssssss