domingo, 10 de fevereiro de 2008

Adolescência

Anos Incríveis, série americana exibida na Tv Cultura de SP na década de 90, que retratava os dilemas e aprendizados da adolescência.

Era mais um daqueles dias em que, antes de ligar o computador, eu ficava me matutando: o que eu vou postar hoje?

Habitualmente, costumo já deixar textos prontos para as próximas postagens, às vezes em maior, outras vezes em menor quantidade. O problema é que, assim como nesse dia, os textos seguiam uma mesma temática, um mesmo estilo. Daí, surgiu a necessidade de se criar algo diferente dos demais textos. Nada veio na minha mente.

Foi então que resolvi fuçar nos meus textos antigos, e especialmente os meus poemas (diferente dos textos que escrevo hoje, são poemas mesmo, com versos, rimas e estrofes). Muitos deles que fucei eram do começo da minha adolescência até meados dos 17 anos.

Adolescência é uma fase bacana. É onde a gente cresce e vai conhecendo a vida a partir de sua própria óptica, e não só a fornecida pelos nossos pais e nem pelos mais velhos. Os sentimentos vivem se revezando, muitas vezes entrelaçando os dedos e formando um nó em nossa cabeça que chega a ser irritante. Também é aquela fase em que a curiosidade é o carro chefe, e nos fazendo muitas vezes quebrar a cara, e a conhecer o ditado “se não aprende no conselho, aprende com a vida.” Define-se valores, estilo, amigos e ritmo.

Descobre-se o amor, o sexo, o sexo sem amor, o amor sem resposta, o amor com respostas demais, as conseqüências das inconseqüências, e por aí vai. Questiona-se e discute-se muito a questão da maturidade. Ser maduro quando? Quando ser imaturo? O que falei ou fiz foi imaturo? Como eu sou imaturo, etc, etc...

Conflitos é que não faltam, sejam com os amigos, sejam com os inimigos, seja com a família, seja na mente. Conflito é a palavra que com seu fogo queima os neurônios do adolescente, às vezes provocando seqüelas para a fase adulta, ou apenas boas histórias para se contar.

Fora os sonhos. Me imaginava quando adulto um rapaz já bem sucedido no exterior e já atuando e escrevendo roteiros para filmes e novelas da Globo. De tudo isso, restara apenas o escrevendo, porque o restante não o fiz.

E viajando eu fuçava naqueles textos e poemas, sempre com vários temas desde uma briga boba que tive com minha mãe, passando por casos amorosos, sexo, muitas crises existenciais e até criticas políticas e revoltado com toda a humanidade.

Mas o engraçado é que, depois que a gente cresce, por mais turbulenta que tenha sido a nossa adolescência, o que acaba ficando é sempre um sentimento de saudade. Saudade dos tempos de escola, dos amigos que normalmente se afastam (ainda que parte deles esteja no seu orkut), das asneiras que a gente falava, das músicas de bandas que ás vezes já nem existem mais, saudade dos amores, e principalmente, de nós mesmos quando adolescente. E sempre fica aquele desejo “ah, se eu tivesse feito isso”, “ah, se eu não tivesse feito aquilo”... e é para o resto da vida.

Bem, no fim, achei um poema com um tema legal, mas que precisava ser editado. Quando estiver pronto eu o publicarei neste blog.

Mas legal mesmo, foi olhar para aquele adolescente, e sentir uma gostosa nostalgia, ainda que no meu caso, eu só tenha 22 anos. Os anos parecem próximos, mas as mudanças e os aprendizados os tornaram distantes.

Quando a gente cresce, a gente sabe das coisas boas que conquistou, mas sabe principalmente, das coisas boas que ficaram para trás.

FOTO:
http://www.dennyburk.com/wpntent/uploads/2007/09/091107_0511_TheWonderYe12.png

16 comentários:

Eden disse...

kra, muito bom o seu post. Parabéns. Abraços.

Paulo Eduardo disse...

É bom renovar mesmo!

Dar uma saída da rotina, boa iniciativa!

Unknown disse...

otimo post
eu assistia essa série
na cultura
a uns três anos agora ñ passa mais
otimo blog
bjos°

Osmar Mesquita disse...

"Descobre-se o amor, o sexo, o sexo sem amor, o amor sem resposta, o amor com respostas demais, as conseqüências das inconseqüências, e por aí vai."

Cara realmente...
isso acontece msmmo...
nao tem jeito todos somos assim rss
seu texto ficou otimo...
parabens msmo

Arne Balbinotti disse...

Todas as fases da vida de uma pessoa pessoa são mágicas, mas eu sinto falta mesmo é da minha infância, dos meus 6, 7 anos... melhor fase da minha vida, ótimas recordações, carinhos eternos...
Mas realmente, ficamos apenas com as lembranças, sejam elas boas ou ruins.
E só para ressaltar, eu assisti o seriado Anos Incríveis, eu amava.

Gi Olmedo disse...

É, Danzinho... a adolescência é uma das melhores fases da vida. A gente aprende, a gente zoa, faz burrada, ama intensamente, dá o 1º beijo, tem a 1ª vez, faz coisas reversíveis (ou não...).

Particularmente, gostaria de ter curtido mais essa fase. Creio q tive um pouco de pressa em crescer (e não adiantou muito, antes q vc venha com uma piadinha sobre meu tamanho) e nisso, queimei etapas.
Mas foi onde conquistei a determinação e perseverança q formaram meu caráter de mulher q tenho hoje. Ainda insegura, meio boba, mas minha personalidade veio daí. As feridas foram aprendizado.

Texto incrível, Dan. E que jamais deixemos ir embora o adolescente que está em nós, para n morrermos de envelhecimento precoce.
Beijos!

R Lima disse...

Meu velho somos exatamente distanciados em 10 anos e isso necessariamente não significada nada. A maturidade não esta necessariamente ligada aos anos. É um estado de equilíbrio desejado, mas alcançado por poucos.

E aos seus 22 já parece ter alcançado.

Quanto a adolescência quem não tem poucas e boas para contar. Se eu for dizer aqui quanto que bem aprontei, quanto que caí e fui pela vida forçado a aprender... é uma epoca de ouro.. de múltiplas escolhas e francas possibilidades.

Abçs e bom dia...



Texto de hoje: CoRaçÃo...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

.leticia santinon disse...

Isso é um post cheio de saudades...

Critical Watcher disse...

Obrigado por seus comentários sempre tão saudáveis em meu espaço.
Quanto a seu post, a afirmação não poderia ser outra: Quanta saudade que tenho!

Nossa...
Isso que você falou realmente funciona desse jeito. Por mais que eu saiba que amadureci consideravelmente, sinto saudade daquelas situações em que eu me via envergonhado, indefeso... Sinto saudades do primeiro beijo, das primeiras carícias...

Enfim, o tempo corre mesmo, não?

Abração!

leila saads disse...

Acho que a saudade faz parte do ser humano, pelo menos é parte fundamental de mim... Da infância, das brincadeiras com os amigos, das viagens, dos amigos... Saudades de 10 anos atrás, de 3 anos atrás, de ontem... Inevitável.

Lindo texto, deu até saudade.

Até!

Diego Moretto disse...

Cara, minha adolescencia, assim como de tantas outras pessoas, foi cheia de altos e baixos. Mas o mais importante foi que firmei amizades que poderei levar durante toda minha vida, Isso eu tenho certeza. Tenho saudades dessa época. abração e ÓTIMO post!

ex-amnésico disse...

Adolescência... a fase da minha vida de que tenho mais lembranças (ou coisa que o valha, as vezes lembro de um jeito, as vezes de outro); mas não tenho muita saudade, provavelmente porque continuo igual ao que era na época... E sem saber se isso é bom ou ruim! Mas seu texto é bem legal!

A propósito, parabéns por mais um merecido prêmio; topa participar de um(a?) meme? Te convido, dá uma olhada lá nas notas da adolescência esquecida...

Um abraço.

Anônimo disse...

nossa me deu ate saudade agora...

muito lindo seu post e tabm muito sincero

continue assim e vc vai longe..

abraço

Ronaldo disse...

Anos Incriveis é tudo de bom, belo post

Dicas disse...

jovem é muito complicado!!!
http://dicasincriveis.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu via essa série na Band, se não me engano passava meio-dia, é uma das minhas 5 séries favoritas. Sua abertura com aquela música dos Beatles cantada pelo Joe cocker arrepia.

Meio triste é o último episódio.

De certa forma marcou minha infancia.

vlew.