quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Uma Pequena Parada no Acostamento


Mais um ano que chegou. Mais um ano que se foi.

Hora de parar de caminhar pela estrada da vida, parar no acostamento, sentar na beira de um lago, tirar os meus tênis, olhar o reflexo do meu rosto na água, e observar o que eu trouxera até aqui.

Me recordo que quando iniciara-se 2007, nada eu havia prometido. Não quis. Já fizera isso em anos anteriores. Em alguns eu consegui cumprir. Em outros, tive que engolir a seco a sensação de fracasso. Nesse ano eu apenas prometi que não iria prometer nada. E acho que cumpri.

Foi um ano intenso. Entrara nele com a cabeça numa peça de teatro inspirada em Faroeste Caboclo, projeto meu e de uma grande amiga do trabalho. Vimos esse projeto ruir por falta de gente realmente interessada, e o nosso sonho de ver aquela peça sendo apresentada adormecendo. Mas tenho esperanças de que com as pessoas certas ele ainda irá acordar, e mostrar que todo o esforço que eu a minha “irmanzinha” tivemos não fora em vão.

Falando em amigos, para quem na adolescência reclamava que era sozinho e excluído do mundo, hoje não posso reclamar. Conheci pessoas maravilhosas, e especialmente uma, cuja amizade ultrapassou a barreira das nossas afinidades, passou pela alma, até chegar num canto iluminado e especial do coração. Com ela aprendi a forte importância de um simples abraço, ou de um simples sorriso, e que ás vezes o melhor é largar um pouco os nossos problemas e usar os nossos braços para enxugar as lágrimas e não deixar as pessoas que mais amamos caírem.

Foi um ano estressante. Como eu parecia ter previsto em alguns contos que fiz em 2006 (prometo que ainda irei publicá-los), me tornei um cara massacrado pela rotina e escravo dos seus compromissos, das metas, e principalmente do relógio. Ao mesmo tempo, simplesmente para fugir disso, aproveitei muito as horas de distração, rindo muito e zoando muito ao lados dos colegas.

Mas, algo que me marcou fortemente esse ano, e que confesso até hoje ainda estar aprendendo a lidar, foi sentir na pele a difícil sentença de que ninguém é eterno, e que de uma hora para outra as pessoas podem nos deixar. Foram duas perdas que mexeram muito comigo, a ponto de quase abalar os pilares da minha lucidez. Hoje, mesmo sabendo que essas duas pessoas queridas estão em um lugar melhor, ás vezes me pego pensando nelas com uma certa tristeza, mas hoje dou mais valor as pessoas que amo, seguindo a famoso verso de Renato Russo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanha”.

Me tornei uma pessoa mais pé no chão. Ás vezes acho que até demais. Diferente do sonhador maluco que já fui, daqueles que achava que podia abraçar o mundo com quem abraça um travesseiro, hoje calculo mais os meus passos, tenho consciência de que há chances e chances, que tudo gira em volta de possibilidades, mas sem otimismo, motivação e teimosia, não se chega a lugar nenhum, ou pior, não se sai de lugar nenhum.

E por fim, foi o ano em que nasceu o Blog Em Linhas, um projeto que eu enxergo como um filho. Para quem até cinco anos atrás não permitia que seus textos passassem da porta do seu quarto, publicar o que escreveu e saber que as pessoas de todo o Brasil e até do exterior lêem e comentam sobre o que eu escrevo, é algo gratificante e motivador, mesmo sabendo que não ganharei dinheiro com isso (rs)... Dinheiro é mero detalhe, tesouro mesmo é ser útil, e produzir algo de bom para mostrar às pessoas, e é isso que eu procuro fazer neste blog.

Bem, e agora chegou 2008.

Paro de olhar o meu reflexo no lago, sentindo um misto de sentimentos, como uma retrospectiva a tudo que passou, um rápido resumo inclusive do que senti em cada um desses momentos. Faço um balanço do que ganhei e do que perdi. Fico feliz por ter ganhado mais do que perdi, e por ter tido mais histórias para contar mundo afora.

Agora passo a olhar para o caminho que estou percorrendo. Eu tento olhar, mas não consigo.

Olho rapidamente. À principio me parece normal, com as suas paisagens, suas pedras e suas cobras venenosas à espreita. Tudo como sempre foi. Mas sei lá, sei que possuo um fio de pessimismo que me parece um pernilongo zumbindo na minha cabeça em noites de calor, e é isso que me impede de olhar muito para a frente. Sempre que fiz isso no fim acabou sendo outra coisa. Poucas coisas a gente acerta, até porque as pessoas mudam, a nossa cabeça muda, nossas percepções se alteram e os nossos sonhos às vezes até sofrem mutações... e por aí vai...

Apenas quero que 2008 seja um ano iluminado para mim e para você leitor. Não vou dizer um ano de paz, de menos violência e corrupção porque isso não se resolve com o simples passar de um ano, o buraco é mais embaixo, mas que pelo menos cada dia, cada hora, cada minuto, e cada segundo, que você alcance cada vez mais os seus objetivos, e que nunca perca a vontade de viver, ainda que tudo pareça estar caminhando para o fim. Que você sempre tenha pessoas em que confia à sua volta, que pelo menos um dia você possa parar e olhar para o horizonte ou para uma simples formiga carregando uma folha.

Pegue a taça com o melhor dos seus sentimentos, e brinda 2008 saboreando o doce gosto do nascer de um novo dia, e o começo de mais um capítulo no livro das suas experiências.

E que sempre que puder, eu e você possamos agradecer por estarmos vivos, com saúde, e por ter chegado até aqui.

Hora de voltar a caminhar. Até a próxima.


FOTO: http://graodeluz.blogs.sapo.pt/arquivo/CAMINHO.jpg

9 comentários:

Duda disse...

Finalmente eu consegui ler um texto que não falasse mal do Ano Novo, que não dissesse "tudo deu errado" ou "só tive decepções".
Isso encheu o saco. Sério. Adoro seu blog, é por isso que é favorito!!! \o/

;* Adorei seu texto, show de bola. Ao contrário da redação =P

lucaxxx disse...

Boa reflexão e uma boa esperança pro ano que se inicia. Achei que 2007 ia ser bem diferente, mas por razões alheias a minha vontade muita coisa acabou Não acontecendo. Agora essas razões tiveram um fim, e espero que 2008 seja o ano que 2008 era pra ser. Belo blog. feliz 2008 pra ti. Abraçãoooo

Gi Olmedo disse...

Tá,vc vai dizer q efetivamente sou uma manteiga derretida.
Mas eu chorei, viu?

É maravilhoso imaginar esse cantinho no seu coração. E estou me afogando, devido ao meu tamanho diminuto, em lágrimas...

É hora Dan, de olhar com positivismo p/ o amanhã, e enxergar em nós toda a luz q a vida necessita p/ continuarmos caminhando. Nada muda com uma identificação anual... mas sim, qdo vc perceber a força que tem dentro de si. Isso vc tem de sobra, e me deu um pouco dela em 2007 p/ sobreviver também.
As pessoas vêm e vão, mas do nosso peito, se merecedoras, não saem nunca. Nem do nosso pensamento. E esse seu balanço do ano q passou mostra o quanto vc já sabe usar sua luz.

E viva o Em linhas... Mais e mais sucesso daqui prá frente. Torço por você a todo instante, a cada projeto.

Feliz 2008.
Te amodoro :)
Beijos

Keko disse...

gostei do texto faz agente parar pra pensar

.leticia santinon disse...

Oi Danilo, cheguei ao seu blog pelo da Gi, muito bom seus textos. Ainda bem que você agora deixa que eles ultrapassem a barreira "além-portaquarto". Continue escrevendo porque isso você faz muito bem.
Parabéns pelo blog e irei linkar seu blog ao meu.

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

achei vc pelos blogs da vida, mt legal viu?

espero q conheca o meu e apareça lá tbm ^^

bjusss

R Lima disse...

Vim agradecer pelas boas palavras a mim e ao AveSSo.

Vêr você assim falando enobrece meus pensamentos.

Vêr você aqui se expondo é vêr o que de fato contribui em seu seguimento.

É nessa que o AveSSo se dispõe a ser.. transparente, mesmo quando em total escuridão, mesmo quando o faz ser sem sentido.. ser desentendido.

É neste compasso que o que esta nas entrelinhas ou "em linhas" se faz compatível com o ser pensante que o rege.

Viva e respire novos ares do ano que se inicia e precisando pode contar..

Aprendi neste mundo daqui que a melhor maneira de fazer válido nosso dizer é ajudar o nosso aqui semelhante.

Abçs e se cuida cumpade...




O AveSSo tá de cara nova...

Passa por lá.


Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Mila Cardozo disse...

To de volta na area!!!!
Aproveito pra por as visitas em dia e desejar um ano sensacional!!!
Beijos Mila

Diego Moretto disse...

Pois então, este ano q passou tbm foi de grande aprendizado pra mim.. quebrei muito a cara e com isso aprendemos mais não é?
Bom, espero que 2008 seja melhor, e vai ser com fé em Deus.
Grande abraço cara e aviso q voltei a bloggosfera. ^^