domingo, 13 de janeiro de 2008

Tragédia News

Não sei se isso já aconteceu com você, leitor.

Você está dormindo. O seu relógio desperta, você acorda, se espreguiça, vai ao banheiro lavar o rosto, etc...

Dentro de você paira um sentimento gostoso, de animação, de corpo e cabeça bem descansados, pronto para começar um novo dia.

E então, após sair do banheiro, você olha no relógio. É cedo paca. Você então, vai ate a TV, pega o controle e a liga.

Está passando o jornal da manhã e suas notícias:

“Criança morre atropelada por carro”
“Seis tiros matam mulher grávida em favela no RJ”
“Seis pessoas são assassinadas no Chile”
“Marido e esposa são mortos na porta da igreja”
“Filha mata pai porque queria ir à festa”
“Senhora de 90 anos sai de hospital e morre vítima de bala perdida”


Daí é que você realmente acorda e se lembra do mundo caótico em que vive. O que era ânimo e tranqüilidade virou novamente aquele desânimo rotineiro misturado com ódio e revolta. Pronto, já estragou a sua manhã.

E a coisa vai se repetindo pelo dia. Qualquer banca que você olhe, mesmo de dentro do carro ou de um ônibus, a notícia mais chocante sempre estará em evidencia. E em muitos jornais é a mesma, só que vista de ângulos diferentes.

É claro que nós vivemos num país violento e onde há muito que se fazer para melhorá-lo, mas será que assistir/ler jornais cujo foco principal é só notícias trágicas e sensacionalistas, é realmente se manter bem informado? O que notícias de um cara que mora lá na China ser assassinado pela esposa acrescenta na nossa vida?

Uma coisa é certa, quase todo brasileiro gosta de ver uma tragédia. Mesmo que não goste, mas entre uma notícia de uma nova exposição de arte e uma notícia de acidente na Via Dutra, esta última é que irá chamar mais a atenção.

Não quero, em primeiro lugar, criticar e propor soluções para esse excesso de notícias trágicas como um jornalista experiente ou aqueles jovens com discurso anti-alienação, anti-mídia e outros “anti” já bastante banalizados. Aqui são palavras de um simples telespectador que não agüenta mais, em certos horários, a exibição excessiva de certos assuntos que já estamos cansados de ver.

Há muitos outros assuntos a serem informados, como economia, arte, esporte, entre outros.

Claro que há vários jornais que se salvam, porque sabem dosar a quantidade de notícias a serem veiculadas. Há um público que prefere esportes. Há outro que prefere ouvir novidades sobre música. Há outro que prefere ver notícias como o trânsito na cidade, as melhores ofertas de emprego, quais as novas do prefeito da cidade, ou o governador do estado ou o presidente. Outros preferem assistir sobre problemas da sua própria comunidade e buscar soluções.

O problema é que, quando ocorre um evento muito forte como foi o acidente em Congonhas, ou os atentados de 11 de setembro, não se fala mais em outro assunto, ainda que você queira mudar de canal e fugir um pouco daquilo. E nos sabemos que isso é fruto de uma gana por audiência, por ter o privilégio de dar a noticia primeiro, gerando assunto para boteco de esquina e para que as pessoas possam comprar mais jornais e revistas. Todo mundo se choca, todo mundo fica horrorizado, mas no fim esquece. Na minha opinião, exibir muitas noticias trágicas ajuda na banalização da violência, fora que cria-se um sentimento de medo e pessimismo desnecessários, afinal, não é porque um avião caiu em Congonhas que todos os aviões de lá irão cair. Não é porque o Rio de Janeiro está violento que você vai chegar lá e ser assaltado e morto por bala perdida. Chances existem muitas, mas jamais haverá todas as certezas.

Há certas pessoas, que quando mudam para um certo programa a la “Linha Direta”, não aceita quando criticamos, sob a desculpa de que a gente não quer ver a realidade. Será mesmo essa a realidade que precisamos saber? Já viu cair em algum vestibular sobre o caso Suzanne Richtofen, sobre algum morador do Rio morto por bala perdida, ou sobre o caso Medeleine? Pode até usar a notícia como complemento sobre algum tema como a violência, etc, mas nunca a noticia isolada em si.

Agora lhe pergunto, o que é a realidade para você?

Pense nisso.


FOTO: http://www.midiativa.org.br/var/storage/original/image/phpGI6lIl.jpg

20 comentários:

Everaldo Ygor disse...

Olá!
Ótima crônica dos dias...
Acordo sempre, imerso no caos...
Bombadeado pelas mais diversas midias... Durmo bombardeado, dai escrevo...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

young vapire luke lestat disse...

Sempre acontece...
E o bom humor do despertar perfeito termina sendo minado por tragédias banalizadas pelo cotidiano da violência
Belíssima crônica...


[]s L.Sakssida

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Fui desentocar letras,acabei nas suas linhas. Gostei dos escritos.Bjkas

Marco Antonio Araujo disse...

Bem, me acontece isso diariamente...
Infelizmente.

César Schuler disse...

a realidade é toda esse infelicidade aí...

vamos nos afundar em poesia e esquecer a realidade.

ramon disse...

faço suas palavras minhas... perfeito..

ultimamente a tv ta sendo soh "notícias sensacionalistas" mesmo... ta tendo nem graça ver o jornal..........

Tata - A Moderninha disse...

Olaaaaaaa eu agradeço a sua visita e a troca dos links!!!

Vc já está conectado no meu blog..rsrs

Bom, para mim, realidade não é ver,saber, mas sim é viver nessa vida real, sonhando, agindo e acontecendo. As verdades mentirosas que ousam mudar nossos pensamentos são as mesmas mentiras verdadeiras que introduziam no nosso cotidiano.

beijokas guri

Mila Cardozo disse...

Seria bizarro dizer que é aquela que nos convem??????
Beijos Mila

Duda disse...

É por isso que eu digo, BBB e desenho animado deveria passar durante a maior parte do tempo. Pelo menos disfarçava esse crueldade toda. Tá pode dizer que eu viajo demais, ou que eu penso muito futilmente.. mas isso é só um paleativo!

;*

Diego Moretto disse...

Tbm concordo contigo q a explosão de noticias sobre catástrofes e a busca incessante por elas é desnecessário. Mas há meu ver, algumas coisas são realmente prestativas. Lógico q a ordem é vender jornais e buscar Ibope, mas como por exemplo no caso de Congonhas. Claro q não é todo avião q ali cairá, mas se caiu mais de um algo esta errado, e o jornal e a TV são fontes divinas para q se tomem atitudes.. assim como no caso de politicos e corrupções. O q eu acho é q outros assuntos tbm devem ter maior abrangência. ótimo texto rapaz. abraço!

OBS: Cara, vc tem contato com o Arne Balbinotti?? Pq ele q fez tudo lá, mas se vc não tiver, eu pergunto pra ti okay?? abs!

Ronny Ventura disse...

Nem me fale nesse mundo caótico...
Decidi não mais assisti programas "espirito de urubu..."
Evito saber de fato de crimes e acidentes e me resumo ao que me interessa ao que influencia na minha vida como politica economia etc e tal... (que já é de nos deixar bem emputecidos...)
tú já assistiu "friends"? Lembrei da personagem Phobbie que quando criança a mãe não a deixava ver noticiários e filmes com final triste pra que ela não sofresse... rsrsrs
Talvez por isso ela tenha ficado louca adulta... rsrsrs afinal, o que não nos enlouquece mesmo?

.leticia santinon disse...

A verdade é a maioria das pessoas gostam de notícias trágicas e sanguinárias, um horror. Lembra do Gil Gomes? Aqui e Agora? Datena e etc...audiências enormes por pessoas que dizem "encarar a realidade".

Nana Lopes - @Nanamada disse...

A maioria dos seres humanos padecem dessa curiosidade morbida...
A realidade é dura e crua.Ainda bem que existe arte e poesia para amenizar nossas vidas.Bom dia!!

Gi Olmedo disse...

Bem, o ser humano curte sanguinolência...(rs!)
Mas minha realidade é os milhares de quilometros q encaro td dia prá me deslocar ao trampo e à facul... Nesse percurso, vejo diversos fatos. Alguns passam no Cidade Alerta, outros no Jornal Hoje, outros em lugar nenhum.
Creio que o que ocorre com um cara lá na China pode sim, mais cedo ou mais tarde influenciar minha vida ou de pessoas próximas à mim. Mas a mídia corre atrás de audiência, e nesse jogo sujo eplora o ser humano.

Beijo, excelente post.

Anônimo disse...

Realidade?!
Não a quero, ela incomoda
prefiro revista da tv...

de Fato suas palavras são a dura realidade, ao girar os olhos e enxergar isso como apenas mais um fato comum...Caótico é apenas um singelo apodo...

muito bom
===================================
PARA O SEU CONFORTO
OS CONQUISTADORES VIERAM ATÉ VOCE.


Antes de qualquer coisa:
Você não acompanhou desde o 1 episódio?
não tem problema, os conquistadores estão aqui pra isso...
Links das Historia parte I e II
Parte I
http://confrariacavaleirossemmedo.blogspot.com/2008/01/historia-de-amor-parte-i.html
Parte II
http://confrariacavaleirossemmedo.blogspot.com/2008/01/historia-de-amor-parte-ii.html

Parte 3

http://confrariacavaleirossemmedo.blogspot.com/2008/01/historia-de-amor-parte-iii.html

Confira

Paulo Roberto disse...

É verdade Danilo, concordo contigo, mas acho que as pessoas tem essa tendência mesmo, a grande massa do povo brasileiro, curte essas noticias sobre violência, já faz parte da "cultura deles", aqui mesmo em recife por exemplo temos um jornal impresso especializado nesses tipos de materia, tipo assassinatos e violência em geraL, temos tele-jornais tipo Datena, Marcos Resende, que só falam em violência, ninguem merece, mas muita gente gosta e alimenta essa audiência.
Logico que existem outros materias como vc citou, mas não dá audiência infelismente.
Abraço, parabéns pelo post!

Diego Moretto disse...

In-Off:
Cara, não tem nenhum segredo aquela parada la no meu layout. O Arne falou bem assim que ele mesmo pôs lá, que não veio de nhum site nem nada. Uma criação própria mesmo, que serve mais pra intimarda e coisa e tal. Feito lá na prte de layout do painel, com aquelas paradas de inserir coisas. bom,espero ter ajudado amigo. abração!

Nil Borba disse...

Oi, Danilo!

Cheguei pelo blog do Lima. Nossa, como já aconteceu!

Eu penso que nunca mais vou ligar a tv e só ouvirei músicas gravadas, sem noticias, mas não dá. Eu preciso trabalhar e saio. Eu preciso estar informada e tenho de ler noticias sobre leis, eu preciso..eu preciso e vejo.

Triste, lamentável e o pior: somente sensacionalismo sem reação efetiva.
Não sei o que dizer nem o que pensar mais.
beijos bom dia!!

R Lima disse...

Antigamente realidade era só um pensamento montado pela nossa própria mente. Hoje em dia a mídia postula o real de forma gratuita. Nada contra programas assim, mas usar disso para dar ibope é antes de tudo desumano. Eu creio que mesmo isso sendo vivência rotineira de nada ajuda expor em larga escala. Serve de que mesmo? Se nem ao menos podemos nos previnir.

Pura divagações.. hoje estou assim.


Texto de hoje: pLeniTude...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Fernando Assad disse...

Blz, pode ser!

Abraço!