terça-feira, 8 de abril de 2008

Aprendendo Com o Sofrimento


Numa postagem que publiquei em 10 de fevereiro, de nome Adolescência, havia comentado que, para postar no blog, num daqueles dias de "horta seca", fucei nos meus textos antigos e havia encontrado um poema mas que precisaria ser editado. Assim que estivesse pronto, eu o publicaria neste blog.

Pois bem, ele agora está pronto.

O que publicarei hoje foi escrito quando eu tinha 14 anos. Naquele tempo eu chegava da escola, que era no turno da tarde, ficava assistindo tv e mexendo no meu primeiro computador (com internet discada da extinta Net Gratuita...rs), e quando chegava á noite, antes de dormir, pegava o meu caderno e começava a escrever e descarregar os meus sentimentos, na época, na forma de poemas.

Não foi fácil reeditar um texto na qual você escreveu com apenas 14 anos. O tempo mudou muito os quadros desse autor, bem como a sua forma de pincelá-los, mas o que me chamou a atenção nesse poema foi a sua essência. Desde aquela época eu já sabia que maduro mesmo é quem aprende com o sofrimento, ao contrário de tantas pessoas que apenas reclamam do que tem e não dão o seu devido valor, e não sabem tirar dos problemas e das situações difíceis um aprendizado para si mesmo.

Bem, segue então o poema. Por não escrever nessa estrutura há quase 4 anos, confesso que perdi um pouco o jeito para a coisa... mas acho que deu para passar a mensagem. Apenas interferi nas partes onde havia erros de ortografia, e completei alguma coisa que ficou faltando, mas o restante continua como no original.

Boa leitura.

Há pouco mais de quatro anos
Me mudei para uma nova fase
Já entrei tanto pelo cano
Que agora cobiço a maturidade

O mundo me vê de um jeito
Mas na verdade sou outra pessoa
Quando me acho perfeito
Me esnobo à toa.

Passo por caminhos claros
Que me animam e me inspiram
Vejo rios e lagos rasos
Que olhando para mim sorriam

Passo por caminhos escuros
Que me assustam e me põem na realidade
Vejo rios e lagos sujos
Cujas águas me sufocavam sem piedade.

A rotina nos come aos poucos
Sugando nossos sentimentos
Nos deixando cada vez mais loucos
De tantos aborrecimentos

Em outros momentos vem o riso
E a cada sol um novo sentido
E assim pela vida eu sigo
Com os olhos armados para o perigo.

Mas, afinal, o homem é feito de momentos
Num mar de acontecimentos
Navegando livre ou a força pelo sofrimento
Soltando lágrimas de arrependimento

Mas depois de tudo agora compreendo
Que no fim de cada sentimento
Mesmo com orgulho ferido por dentro
Recomendo aos olhares de descontentamento:

Maduro mesmo é quem aprende com o sofrimento.

São Paulo, junho de 2000


FOTO: http://www.shade.cc/bios/cover_eyes.jpg

23 comentários:

Anônimo disse...

legal seu blog
bem interesante

http://ehtudoloco.blogspot.com

Rafael Moreira disse...

Parabéns, palavras bem utilizadas no poemas...

Até mais!
TaBlito!!! <<< Passa aê e comentah

Anônimo disse...

Parabens

Cara ñ é para qulquer um escrever um poema desse com apenas 14 anos, vc é inteligente e o blog é muito bom, falow.

Mariana disse...

Criança prodígio não ?
Hah, parabens, pelo texto e pelo blog.

beijos, até mais.

Euzer Lopes disse...

Nossa, se você diz que perdeu a mão, quantas mãos você tem? 15?
Está excelente...
Lindo o texto. E você conclui seu poema com maestria: "Maduro é quem aprende com o sofrimento". Sinal que até a dor proporciona lições!

Flá Romani... disse...

Que lindo o que vc escreveu!!!

Gostei muito

parabénssss pelo blog

Cláudio Apolinário disse...

a vida é feita de momentos de felicidade ... não me conformo com as pessoas que acham que a felicidade tem que ser uma obrigação ... o homem busca ela impacientemente, e por isso as vezes nem percebe que está feliz ...

excelente blog!

http://somarassuntos.blogspot.com/

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gi Olmedo disse...

Amoooor...acho q voltei a ativa!
Depois de uma semana cheia de provas, as ultimas vêm amanhã, creio q poderei voltar a dedicar parte do meu tempo a este espaço q me faz tão bem.

O q dizer desses seus textos antigos? Bem, nem necessita comentário: tua essência de escritor não vem desses dias, vem de muito além, e tua simplicidade com as letras permanece, transmitindo mensagens fortes e significativas.
Amei o poema, garotinho!

beijos!

Marco Alcantara disse...

"Mas, afinal das contas o homem é feito de momentos num mar de acontecimentos"


Sim é vero concordo e gostei muito dessa definição.

Admin disse...

huahuahauh, gsotei do poema vc tinha 14 anos mesmo rapa..rsr. o_O
muito bem feito o poema, gostei.....

Visita lah tbm tá

Charges, Humor e Noticias

July disse...

Nossa ta perfeito!!

você escreve muito bem...se assim tinha 14, queria ver algo de agora!

Parabéns mesmo!!



passa no meu pra dar uma olhada ^^

http://euamonutella.blogspot.com/

Anônimo disse...

pensei num rap

rsrs

valeu

abraços !!!

http://polecos.blogspot.com

Fabio Bustamante disse...

gostei do seu jeito de utilizar as palavras no blog! sobre a postagem, eu acho que o sofrimento nao tem so coisas ruins, mas como vc mesmo disse, aprendemos com ele...na minha opiniao, tudo que pode ser ruim, pode nos dar tambem um caminho de aprendizado!

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Trilhas Sonoras do Cinema disse...

Eu sei como eh isso, eu to num ponto em q tenho q escolher meus amigos que já não são mais os mesmos que alguns anos atrás, porém eu tenho a chance de fazer novos amigos

eu também relembro minhas poesias daquela época e releio as de agora em que sou mais maduro





seu blog esta incrível, eu já add nos meus favoritos

Fabio Bustamante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabio Bustamante disse...

ja comentei aqui, mas seu blog merece mais um comentario...nao existe nada completamente ruim na vida, de tudo pode se tirar um lição, um apendizado a mais. portanto, o sofrimento pode sim ser uma coisa boa, afinal, a vida e feita de altos e baixos, e para ficarmos sempre de bem com ela, precisamos passar por alguns sofrimentos...

www.futebolediscussoes.blogspot.com

B. disse...

é verddae, a gnt só aprende com o tempo, com os erros, com o sofrimento. De que adianta ser feliz sempre, ou levantar a cabeça ao invés de chorar pra aliviar?
No fim, vc vê q não sabe nada.
E comete os mesmos erros novamente, sem se dar conta do que fazer, porque não se deixa sofrer e acalmar a alma um pouco.

Bjos!

Tiago Cardoso disse...

Danilo,

esse poema expressa claramente as visões turvas pelas quais no percebemos na adolescencia (pelo menos assim sentir).

Mas, fica a pergunta, será que terei exposto seu texto no momento em que escreveu? Pergunto isso pois confesso que nunk tive coragem de mostrar desta forma muitas das coisas que tentava escrever nesse periodo.

Vlw!!!


PS: Vc se engana se axa q net discada acabou. Infelizmente sou um usuário ainda.

Tiago Cardoso disse...

..."será que terIA exposto seu texto no momento em que escreveu?"

Foi isso que eu quis perguntar negão....

Faz um favor, comenta o texto que tem abaixo do postado por Midiã (sobre o Cazuza).

Espero que possa frequentar o blog e acomapnhar e comentar os textos. Tentarei fazer o msm por aki...


Vlw!!!!

Aqui Tem Geral disse...

Caraca mando bem pakas.
parabéns.

passa lá no meu...
se que gosta de escrever vai gostar..

http://aquigeral.blogspot.com/

All3X disse...

Muito legal o texto, e bem pensado.
Realmente a melhor conclusão que podemos ter é que na vida a gente aprende apenas nos maus momentos, os bons, por mais que sejam agradáveis, apenas trazem um prazer. Para viver, é preciso saber superar obstáculos.
Valeu,
All3X

All3X disse...

Muito legal o texto, e bem pensado.
Realmente a melhor conclusão que podemos ter é que na vida a gente aprende apenas nos maus momentos, os bons, por mais que sejam agradáveis, apenas trazem um prazer. Para viver, é preciso saber superar obstáculos.
Valeu,
All3X