domingo, 23 de março de 2008

Amizade, E Uma Pequena Pílula Travada


Pense em um(a) grande amigo(a) seu (sua).

Pense agora no que você mais gosta nele(a).

Pense nos momentos bacanas que você viveu com ele(a).

Sentiu algo dentro de si. Alguma sensação de nostalgia, um sentimento de orgulho por tê-los conhecido? Amizade é mesmo algo bacana, afinal, nada como ter uma pessoa ao nosso lado como nossa companheira de caminhada. Muitas vezes a torna menos maçante.

Porém, sobre toda e qualquer amizade, existe um pequeno obstáculo, algo que muitas vezes pode provocar mágoas recíprocas e abafadas, ou até mesmo destruir uma grande amizade. Óbvio que não é somente um obstáculo, mas há vários, porém, o deste texto já engloba quase todos.

Pense agora nos defeitos de seu(sua) amigo(a).

Pensou?

Pense agora em algo que ele(a) tenha feito que tenha te magoado.

Pensou?

Bateu uma sensação ruim? Algo abafado, ou a lembrança de alguma situação difícil que você tenha vivido com ele? Lembrou-se de alguma briga, alguma discussão, ou algo que em nome da amizade, na hora, você preferiu se conter?

É complicado quando algo que nos magoa venha de alguém que consideramos muito. Machuca muito mais do que se viesse de qualquer outra pessoa.

Porém, é nessas horas que acabamos nos defrontando com um dilema: o que vale mais, a nossa auto-afirmação, ou a amizade?

Há certas situações em que, para não acumular algo dentro de nossa garganta, acabamos pondo tudo que fora, muitas vezes de maneira agressiva. Pior é quando depois disso percebe-se que a relação mudou, que vocês não são mais amigos como antes, que aquelas coisas que vocês faziam juntos agora ficaram no passado. Ego preservado. Amizade derrubada.

E agora? O que fazer? De repente, vêm-se lembranças dos momentos que passaram juntos. Tristeza. Nostalgia. Saudades.

Vem, de repente, um questionamento se o que você fez foi certo ou não, se o que ocorreu teria sido tão grave a ponto de arrancar farpas suas e destruir uma amizade?

E agora, se fosse o contrário, e em nome dessa amizade, guarda-se aquilo para dentro de si, prefere não comentar “porque fica chato” ou “é algo tão estúpido que não vou estragar a nossa amizade por causa disso”.

Tudo certo, vocês continuam amigos(as) e juntos(as).

Porém, com o tempo, percebe-se que ficou uma coisa incômoda na garganta, algo como uma pequena pílula travada que vai cutucando a gente por dentro, de preferência quando você está com essa pessoa, e é aí que mora o perigo. Com o passar do tempo, e até mesmo com a repetição da situação, a pílula vai se tornando uma verdadeira bomba presa na garganta, e quando resolve explodir, explode-se de uma vez na cara da pessoa, e da pior maneira possível. Cria-se a mesma situação de quando de início pomos tudo para fora: fica-se sem se falar, cada um no seu canto, vem-se o remorso, só que, neste caso, complementa-se um sentimento de rancor dos dois lados, pelas coisas ditas, e principalmente, pelas ouvidas. E tudo no calor da situação.

Pois é, e então, afinal, o que fazer?

Nada melhor que o diálogo, chegar e falar o que aconteceu, e se a amizade for mesmo importante para ambos, tudo isto estará resolvido em questão de tempo, afinal, mesmo enterrado numa terra lamacenta e cheia de vermes e micróbios, o ouro não deixa de ser precioso.

Talvez dessa história toda, a única coisa certa mesmo é o quanto é difícil lidar com as pessoas...


FOTO: http://www.fcarp.edu.br/revista/nov2006fev2007/imagens/tolerancia.jpg

13 comentários:

Anônimo disse...

"É complicado quando algo que nos magoa venha de alguém que consideramos muito. Machuca muito mais do que se viesse de qualquer outra pessoa."
poxa gostei muito dessa parte, pq eu acho que a maior decepção vem das pessoas que gostamos muito e por isso nunca esperamos o pior.
eu costumo ficar mal e tal com algumas atitudes dos meus amigos, mas sou legal e no fim a amizade sempre prevalece.

bjs

Gi Olmedo disse...

Chorei (novidade!) lembrando de um monte de coisas q passamos juntos.

Calada não sei ficar, de um jeito ou de outro coloco prá fora td o q me magoa, mas basta saber lidar com as palavras. Tem q existir ponderação, saber mediar o ego e a amizade. Ser sincero acima de tudo.

Acho q por isso, depois de ter passado por tanta coisa, é q estamos aí, firmes e fortes, e nossa amizade permanece ultrapassando obstáculos.

Beijoka, amore!

Nil Borba disse...

Nossa Danilo...Pensei nisso a bem pouco tempo. Acho sim que cada vez mais está dificilima a convivência com o homem. Enfim, somos humanos né?

beijos e boa semana

R Lima disse...

Somos perfeitos e imperfeitos na medida certa.. uns mais outros menos, mas isso constitui a diferença entre ser ou não ser amigo.

Verdade amigos exercitam a compreensão.

Abçs amigo,




Texto de hoje: 10 pOr 9...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Adoniran Leblon disse...

"afinal, mesmo enterrado numa terra lamacenta e cheia de vermes e micróbios, o ouro não deixa de ser precioso."

Pra mim, este é o melhor trecho do post...

E inspira a pensar sobre muitos outros valores escondidos por aí nas pessoas cuja primeira (ou segunda, ou terceira, rsrsrs) impressão não nos agrada muito...

Priscila disse...

Amizade é um sentimento muito bonito, mas muitas vezes que é bonito pode se tornar obscuro...
Todos temos nossos defeitos e qualidades, nossas opiniões e nosso jeito de se relacionar com as pessoas. O grande segredo é saber conviver com quem sentimos afeto, com quem nos importamos. Aceitar cada um do jeito que é, mas claro, defendendo nossas opiniões, porque todos somos diferentes, e se fossemos iguais não teria graça (;

- beeijos :*

se quiser passa no meu: http://blueblossoms.sokissme.net/

Everaldo Ygor disse...

Olá...
Amizades são raras... Devem ser preservadas... O curioso é que é o segundo post que eu leio hoje com o tema Amizade... São eles, os valores, as convenções e até magoas que nos fazem crescer...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Vince Vinnus disse...

Concorddo que lidar com as pessoas é muito dificil.
Principalemente quando se é uma pessoa.

Diego Moretto disse...

Eu tive sorte de conhecer um irmão mesmo na adolescencia e que continua com uma amizade forte ate hoje. Defeitos houveram, brigas houveram, mas isso é normal em uma relação de dois amigos. Adorei seu texto e acho que é de uma linda mensagem.
Abraços rapaz!

R Lima disse...

Cara obrigado pela ida ao AveSSo.. pelas palavras. Você entende cada verborragia, cada puro pensamento.

E aí.. e as novidades?

Abçs,



Texto de hoje: aI daQuEles...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Séries etc - Chris disse...

Eu estou com uma dessas "bombas" prestes a explodir...
Só espero conseguir desativá-la a tempo.

Séries etc - Chris disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tiago Cardoso disse...

Você acaba de tocar num dos assuntos que mais me fscinam e mas me tiram o sono: Amizade.

Minha relação com esse sentimento é de uma profundidade que chega a ser incômoda. Simplesmente não me vejo sem amigos.

já vivi as situações citadas, de ambas as formas. Já ofendi e fui ofendido, magoei e fui magoado. E, infelizmente, nem sempre voltei atrás.

Criei um ciclo de amizade em que dialogo é uma constante. Sempre q há algo de eraddo procuramos falar. Quanda o nó na garganta aperta acabo falando, mesmo tendo dificuldade de fazê-lo, porque sei q se me afasto, o orgulho impera e posso perder a amizade.

O pior é que sempre q me afasto, mesmo estando certo, sofro pra caramba. Tenho verdadera paixão por meus amigos. E estou sempre pronto para novas amizades.

Não sei pensar o mundo sem amizades.