domingo, 21 de outubro de 2007

O Homem Não Pode Tudo


A origem desta crônica é uma conversa, há pouco mais de um ano atrás.

Na época, eu e uma amiga estávamos escrevendo uma peça de teatro, e a nossa escrivaninha era as mesas da biblioteca do Centro Cultural São Paulo. Íamos de manhã para escrever o roteiro, e por volta de meio-dia fazíamos um break lá na Av. Paulista, que fica perto.

Enquanto voltávamos para a nossa “escrivaninha”, conversávamos sobre a disparidade entre o que a sociedade permite ao homem e à mulher.

A minha amiga foi taxativa. Disse que as mulheres não podem nada e os homens podiam tudo que quisessem.

Eu discordei. O homem não pode tudo.

Quando um menino nasce, o pai adora, dá pulos de alegria. Já se costuma escolher o time que o filho vai seguir (o seu).

Na infância, todos à volta dão incentivo ao filho para paquerar a menininha que vier pela frente.

E tem as regras: menino tem que gostar de futebol. Menino tem que brincar de carrinho. Menino não pode chorar. Menino não pode brincar com meninas. Menino não dança. Menino não pode gostar de rosa. Menino tem que ser bom de briga, etc...

Na adolescência, geralmente o garoto que fala mais fino tende a ser motivo de chacota entre os amigos. Considero, nesse aspecto, a pior fase do homem, porque para tudo se põe à prova a sua masculinidade.

Se não pegar aquela menina, não é homem.

Se é tímido nas paqueras, não é homem.

Se não bebe, não é homem.

Se não gosta de futebol, não é homem.

Se depende da autorização da mamãe, não é homem.

Daí por diante, e que o grupo de amigos quiser que você faça, você tem que fazer, senão, você não é homem.

Na fase adulta, homem tem que ser responsável, tem que trabalhar, não pode em hipótese alguma aceitar que uma mulher pague as suas contas ou o sustente, senão o povo cai com a língua em cima.

Tem que ser um cara pegador, com a vida sexual ativa quase vinte e quatro horas, tem que ser bruto, gostar de luta e só ver filmes de ação. Coitado daquele que se atrever a escrever poemas, ou, gostar de novelas ou filmes de comédia romântica.

Homem não pode ter amizade com mulher que já comentam que é namoro, e se sabem que não, aí é que atiçam para “catar” ela. Homem não pode se emocionar, não pega bem. E homem que é homem jamais elogia outro homem. Homem tem sempre que ter atitude, pra tirar satisfações com o vizinho barulhento, pra meter o braço no cara fortão está mexendo com a sua namorada. Homem não pode ter medo. Homem tem que ser bom de cama, não pode broxar. Tem que saber beijar. Tem que ser musculoso. Tem que falar grosso. Tem que pegar todas. Tem que ser, enfim, o cara.

O problema é que nem sempre o homem tem ânimo para sair, nem sempre tem segundas intenções com a grande amiga, nem sempre tem coragem e porque não, ás vezes não consegue conter as suas lágrimas diante de uma bela música (principalmente se o fizer recordar de um grande amor, etc...), ou um filme bem produzido.

Basta o cara não cumprir algumas dessas “regras”, principalmente na infância ou na adolescência onde sua personalidade ainda está em formação, para ser motivo de piadas maldosas e até mesmo, de exclusão das pessoas. Na fase adulta, rola-se as brincadeiras, mas os comentários ficam mesmo é por baixo do tapete. O que ás vezes pode ser muito pior.

É claro que, quando uma pessoa tem personalidade, essas línguas tornam tão insignificantes e invisíveis quanto os micróbios.

Resumindo, na minha opinião, o homem não pode tudo que quiser, ele "tem que poder tudo". Enquanto, ainda hoje, as mulheres são reprimidas quando querem ser elas mesmas, os homens são cobrados para serem homens aos moldes da sociedade. Isso não deixa de ser uma forma de repressão, porém, às avessas.


Foto: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/images/sps28_cami.jpg

10 comentários:

Kiara Guedes disse...

Quando escuto alguém dizer: "homem não presta", ou mesmo "mulher é tudo a mesma coisa", eu quase me irrito e devolvo um... "...o seres humanos, amigos, os seres humanos..." rs
Passeando por aí, acabei aqui, voltarei mais vezes. Abraços

Diego Moretto disse...

São características ridiulas e preconceituosas da sociedade. Acho uma idiotice isso e já vi muita injustiça acontecer - principalmente em escolas-, por causa de mentes ignorantes. É lamentavel.
Adorei a crônica cara, ótimo tema!
Abs!

Menina Nina disse...

Realmente as pessoas têm essa visão estreita. Mas, nós mulheres também sofremos com coisas parecidas desde criança...

Everaldo Ygor disse...

Cronica do dia a dia... Questões que sempre nos acompanham
Abraços!
http://outrasandancas.blogspot.com/

Diego Moretto disse...

Dae cara....
vlw pelo comentário, se gosta do trabalho do Cao vai adorar o filme, vale a pena demais. Obrigado pelo comentário e fui no blog da sua amiga. É bom para quem gosta...não curto muito este lance de poesia, hehehehe. abração!

Ninguém disse...

Infelismente não é só o homem que tem que viver de acordo com os moldes que a sociedade impõe! Somos todos que fazemos parte dela! Se homem nao pode ser amigo de mulher porque logo acham que ele tá "catando" ela, imagina o que nao falam da mulher?! Que é uma vadia e que tá "dando" pra ele!
Ambos os sexos sofrem com esses moldes, porém aceita-los é apenas prolongar essa escravidão, é apenas aceitar ser escravo de uma sociedade que tem valores ultrapassados e uma "mente" resumida!

O Destro & O Canhoto disse...

Interessante tua linha de raciocínio. Bem simples, mas profunda. E, às vezes, o óbvio tb precisa ser dito, não?
Eu, como homem que sou, nunca havia parado pra pensar sobre isso, dessa maneira. Mas sempre me incomodou a forma ridícula como a sociedade impõe certos comportamentes, a homens e mulheres.
Deixo uma dica: seja sempre você mesmo. Às favas com que os outros pensam que é o melhor para você. De você, só você sabe.
Abraço e parabéns pelo blog!


O Canhoto

Mec disse...

não é preconeceito não.. é extinto do homem, veja bem...

o homem pega 10 mulheres, e é "o-cara".. a menina pega 10 homens e é "a-galinha" hauahuahua

nós homens somos criados para isso, e as mulheres tbm, ao contrário...

um dia talvez isso mude.

Abraços!

http://clicko.blogspot.com

R Lima disse...

Esse paradigmas são tão desatualizados que para mim não requer discussão..

Sou homem, mas não sou fã incondicional de futebol...

Sou homem e bebo para caramba..

E aí sou meio-homem por conta disso? Estou à perder minha masculinidade?

Bobeira..

Abçs,




Vá lá no AveSSo vê um clip que promete polêmica...


Texto de hoje: Não Escute o Vaticano...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

ex-amnésico disse...

E assim vamos nos tornando estereótipos, cada vez menos humanos.

Matou a charada, Danilo!

Abração!