terça-feira, 19 de agosto de 2008

Brasil, Mostra a Tua Cara

Cena do filme "Turistas"

No dia 06 de agosto passara na Tv Record o polêmico e criticado filme “Turistas”, do diretor John Stockwell. O filme conta a história de um grupo de mochileiros norte-americanos que vêm passar as férias no Brasil, porém no meio do caminho sofrem um acidente, indo parar numa praia paradisíaca. Daí por diante, encontram de tudo: mato, paisagens paradisíacas, miséria, samba, caipirinha, drogas, mulheres prostitutas, bandidos e tráfico de órgãos. Não é de se estranhar a pesada critica da imprensa americana sobre esse filme cheio de estereótipos, e do protesto que surgiu na época (2006) para boicotar esse filme no Brasil.

Não é a primeira vez que figuras estereotipadas do país caem na polêmica pelo mundo. Em 2002, um episodio de “Os Simpsons” onde a família veio passar as férias no Rio fez o então presidente FHC exigir desculpas por parte dos produtores, já que retrataram o Rio de Janeiro como uma cidade selvagem, cheio de macacos, cobras, prostitutas, bissexuais e bandidos nas ruas, e tendo a Amazônia como vizinha!

Há também outros filmes como “Feitiço no Rio”, de 1984, “Amazônia em Chamas”, de 1994, e outros, geralmente ou de ação ou terror, que também utilizam esses clichês de um “país tropical onde tudo pode”. Felizmente são filmes que mais causam polemica do que propriamente o sucesso.

Porém, apesar de todos serem pura ficção, nós sabemos dos reflexos que isso representa depois.

Após terminar o filme, passou aquele programa “Fala Que Eu Te Escuto”, mostrando as humilhações, o descaso e o preconceito com que os brasileiros são tratados lá fora simplesmente por serem brasileiros. Turistas nos conformes da lei do país de destino, principalmente a Espanha, de repente, são confinados numa sala por horas, sem comida nem bebida, e sem qualquer explicação são deportados de volta e relatando casos de humilhação e desrespeito por parte da segurança dos aeroportos de lá.

Diante disso tudo e desses filmes, percebe-se claramente a imagem negativa que temos lá fora. Na caso das deportações, os paises europeus e os EUA podem utilizar o argumento de combate a imigração ilegal e ao terrorismo, o que até se entende, mas como explica então, segundo o próprio “Fala”, o número de brasileiros deportados até o primeiro semestre de 2008 ter sido superior a estrangeiros de países islâmicos que concentram grupos terroristas?

É claro, não sou inocente a ponto de dizer que no Brasil não tenha miséria, violência, prostituição, drogas, comércio ilegal de órgãos e outros podres que os noticiários daqui não cansam de escancarar, não só por aqui, mas principalmente no exterior. O problema é que se cria uma imagem de que no Brasil tenha somente isso, e não que temos cidades com qualidade de vida comparado a cidades de Primeiro Mundo, que a maioria do povo é honesto e trabalhador e que somos um país de múltiplas culturas.

É claro que, sem sombra de dúvida, nós deveríamos nos envergonhar por deixar nossos problemas além de não serem resolvidos, serem escancarados dessa forma a ponto de se tornar nosso cartão de visita perante os olhos de muitos estrangeiros, e pior, dizer como eu já ouvi: “Ah, mas é verdade, só tem isso mesmo”. Isso é uma forma de conformismo, e que pode ter certeza, contribui para essa situação piorar ainda mais, prejudicando a nossa imagem lá fora, e também o turismo por aqui.

Nesse caso, o Brasil precisa mesmo mostrar mais a sua cara, ou pelo menos, que ela não é tão feia assim.


FOTO: http://www.cranik.com/images/turistas.jpg

27 comentários:

Anônimo disse...

Eu vi um pouco desse filme.

Tb achei um absurdo um monte de jovem, se trogando, bebendo até não aguentar ficar em pé.. como se no Brasil fosse a propria babilonia..
Vi só a primeira parte, não quis ficar dando ibope pra esse tipo de coisa..

Simplismente ridiculo o filme..

abç..

Anônimo disse...

De 2006 para cá, muito disso permanece, mas alguma coisa mudou. O Brasil é visto pelo países do Sul como "a bola da vez". Nunca se falou tanto da economia brasileira, do biodiesel, das possibilidades deste país, dito, emergente que nós viviemos. A pecha de colonizado ainda persiste, e irá persistir durante muito tempo. Mas creio que este cenário irá se modificar em breve.

Espero também que o Brasil assuma a sua parcela de culpa. Muito desses estereótipos, mesmo sendo pintados com tintas muito fortes, trazem em si uma noção de realidade.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Danilo!

Sem querer gerar rótulos, mas já fazendo isso, a indústria cultural americana, incluindo filmes, TV, jornais e afins, adoro colocar rótulo nas coisas e tendenciar algum rótulo vexatório.

O filme "Turistas" é um exemplo disso. Eu aluguei o filme, há algum tempo atrás, e achei ele de péssima qualidade, não pelo fato de colocar o Brasil num cenário de violência gratuita extrema, mas pelo roteiro fraco e sem argumentação.

Cara, adoro as suas análises. Vc escreve muito bem!

Abraço,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

P. Florindo disse...

Já escrevi sobre isso no meu blog uma vez.

Brazil com "z"
http://ocaoocidental.blogspot.com/2006/11/brazil-com-z.html

Sim, os estrangeiros tem essa imagem do Brasil e o pior é que a nossa própria mídia acaba valorizando isso!

Uma vez, no programa O Aprendiz, em sua 1ª ou 2ª edições, um dos participantes resolveu bancar o saudosista quando estava nos EUA, mostrando a um dos empresários de lá as "maravilhas do Brasil". Falou de samba, futebol, praia, mulheres bonitas e blá-blá-blá.

O Brasil é um país imenso mas, mesmo assim, os estrangeiros são massivamente bombardeados com as maravilhas da Cidade Maravilhosa. O fascinante e sem pudor carnaval da Bahia (onde existe carnaval 365 dias no ano) é vendido se houver tempo.

Todos os nossos problemas sociais caem no ridículo e acabam sendo motivo de piada como no caso dos Simpsons. Ou como o "Bem-vindo ao Congo" de um dos dirigentes do comitê olímpico dos EUA e várias outras piadas geradas pela má impressão que o Brasil parece que faz questão de se orgulhar.

Adriano Caroso disse...

O brasileiro tem muita culpa nesta questão. Assisti ao filme, fiquei indignado e me perguntei: o que fazemos para mudar isto? Vamos refletir!

Unknown disse...

É eu soube disso !! muito bom o blog

Anônimo disse...

Bastante interessante teu Blog.

Anônimo disse...

Não vi este filme, ma slembro das criticas sobre ele.

É péssimo, o Brasil vende uma imagem tão suja que nem grandes feitos brasileiros são capazes de limpar!

Beijos e obrigada pelo post em meu blog.

Anônimo disse...

oLA..

Já comentei nesse .. vou dar uma olhada em outro post..

abç..

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Danilo!

Lá na comunidade do Orkut, cai para visitar o seu blog. Gosto muito de vim aqui, mas como já comentei neste post e no outro tb, quero te pdir licença e fazer um convite para ir ao Café com Notícias e tomar um Café. Ontem o blog comentou 1 ANO. Caso vc já tenha ido, gostaria de convidar tb seus leitores.

Grande abraço e inté!

=]
____________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Anônimo disse...

Voce colocou em pauta uma discussao sobre estereotipos. No caso a visão deturpada que os estrangeiros tem sob o nosso pais.

Mas não é sobre isso que venho dar minha opniao. E sim sobre a visao que os proprios brasileiros tem de alguns deles. Se tratando de algumas regiões ou estados.

Ex: Seu proprio blog, este post, comentario de p. florindo.

"O fascinante e sem pudor carnaval da Bahia (onde existe carnaval 365 dias no ano) é vendido se houver tempo."


ONDE EXISTE CARNAVAL 365 DIAS NO ANO???


Certamente que se esse p. florindo ja tivesse passado 365 dias na bahia veria que essa ideia que ele possui sobre aqui (sim, moro em salvador, e sei bem do que estou falando) nao passa de um grande e abominavel preconceito da parte dele.

"Ah, mas é verdade, so tem isso mesmo"
Sem conhecer? Assim é facil.

Um preconceituoso (por estar julgando sem conhecer.) falando mal de outros preconceituosos (no caso, os gringos)


Aqui então se aplica aquela velha máxima: O MACACO NÃO OLHA PARA O RABO.

Mila Cardozo disse...

enquanto a gente ficar fingindo que é gente grande, achando que futebol serve pra alguma coisa e que carnaval é um acontecimento... vai sempre ser assim....
Beijos Mila

LiLith disse...

Realmente!

A imagem desse pais de merda eh mais zoada q tudo!

;*

http://lilithcontodefarsas.blogspot.com/

Danilo Moreira disse...

Cara Diana,

Achei interessante o seu comentário, sem querer desmerecer os dos outros.

Vc fez um desabafo se sentindo ofendida pelo comentário do P. Florindo, classificando-o como preconceituoso. Parabéns pela postura de defender a sua terra, vc tem esse direito como tal.

Agora, percebo a seu "claro conhecimento" ao afirmar que este texto é preconceituoso, dizendo, como se o autor proprio tivesse escrito na postagem "ah mas é verdade só tem isso mesmo", e julgando todo o blog por essa postagem.

Nao vou esclarecer o que foi dito lá, pq primeiro, se vc não lê direito o que está criticando nao sou eu quem vai te explicar alguma coisa agora, portanto, se quer expor a sua indignação e falar bonito, faça-o com verdadeiro conhecimento de causa.

Pensei em apagar o seu comentário, mas nao, vou deixá-lo aqui, pq vc é um exemplo de como não ler direito as coisas gera comentários infantis.

É como vc mesma disse, "O macaco nao olha para o rabo"

Vc escreveu isso tão certo, mas tão certo, que ele acabou servindo para vc.

Obrigado, de coração, e volte sempre, de prefencia com a atenção mais aguçada.

Fernanda Fernandes Fontes disse...

É incrível como países medíocres de primeiro mundo mascaram seus problemas tentando dar visibilidade a questões nem sempre reais de outros países. Não assisti ao filme, e nem tenho a intenção de assistir. Em nada me acrescentará.

Abraços!

Anônimo disse...

A ideia do: "Ex: Seu proprio blog, este post, comentario de p. florindo."
foi dar um exemplo de um local (tipo: Brasil, Rio Grande do norte, Natal) onde se encontra um exemplo do que eu estava falando, que era sobre o preconceito dos brasileiros com outros brasileiros. ate porque como eu poderia estar me referindo ao seu blog, ou postagens, se voce nao cita a bahia hora nenhuma nesse post??

ma interpretação...

tao pouco quis dizer que foi o autor que disse o "ah mas é verdade só tem isso mesmo". Quis sim, mostrar como isso se aplicava no comentario de p. florindo. que falou da bahia sem conhecer..
não era essa a ideia dessa frase no texto??

simples...

isso não é uma justificação e sim um esclarecimento. fazer com que minha ideia seja entendida da maneira correta, nao distorcida.

e nao entendo porque "o macaco nao olha para o rabo" serviria para mim. nao sei o que falei que alguem aqui fazia que na verdade sou eu que faço...

P. Florindo disse...

Danilo, obrigado pelo toque e pelo seu comentário no meu blog, assim também como ao esclarecimento que você fez para a Diana sobre o meu comentário.

É uma pena que ela não tenha um link de acesso ao seu blog ou qualquer forma de contato, para que eu pudesse esclarecer a ela que, em momento algum, eu fui preconceituoso em relação à população da Bahia.

Se ela olhasse para o próprio rabo e aprendesse a ler (como disse o dono deste blog), ela saberia que eu disse que "a mídia vende uma imagem onde, na Bahia, há carnaval 365 dias no ano, onde não há pudor algum".

Espero ter sido mais claro para aos semi-analfabetos que lêem uma ou duas linhas e já vão tirando conclusões precipitadas.

Danilo Moreira disse...

Diana,

Primeiro, obrigado por ter voltado e esclarecido essa má interpretação.

Segundo, tudo que eu disse foi em função do que entendi lendo passo a passo do que vc escreveu, inclusive utilizando o proprio ditado do macaco.

Como eu disse, a minha indignação fora do fato de achar que vc julgara o blog preconceituoso. Fico feliz em saber que estava errado.

E terceiro, com humildade, peço desculpas pelo mal entendido e pelas palavras inflamadas que postei aqui.

Sem mais.

PS: O comentário anterior de P. Florindo foi escrito depois do seu, mas antes que o seu fosse publicado, por isso, ele ainda nao viu o seu esclarecimento.

Euzer Lopes disse...

Olha, cara. Um pouco de todo esse óleo podre que aparece em filmes como "turistas" ou o episódio dos Simpsons mostra como somos vistos por aí.
E não é só isso: em Siriana, você deve ter visto também, o oriente médio é um cenário onde a violência dos "nativos" corre no sangue. Se uma americana bem de vida se separa e quer uma vida de luxúria, vai pra Itália.
Se um bandido quer esconder diamantes roubados, manda-os para algum país vizinho da China. Enfim. Eles querem mostrar a superioridade deles.
Até quando vão conseguir? Só Deus sabe!

Carlos Vin disse...

Isso de fato é um grande problema
A nossa cultura é um grande problema para essa questão... Certas coisas (futebol, carnaval, putaria) no nosso país ganharam mais importancia do que o proprio país , e essas coisas que são meros "pão e circo" para o povo vão cegando a realidade para muitos. E o nosso povo se bitola.

Mas não podemos ser só pessimistas, alguns fatos positivos do nosso país andam ganhando força no cenário internacional... Se bem que para os esteriotipos serem destruidos só com o tempo e o povo tem que largar o "pão e o circo" que há muito tempo dão.

Diego Moretto disse...

Se fossem comentários apenas de norte-americanos, eu relevaria, eles se acham os donos da verdade sim, isso é visivel. Mas, essa imagem ruim do Brasil é tida em varios cantos do mundo. E grande parte disso é culpa de nós memsos, brasileiros. Sempre tem por aqui algum doene mental que suja nossa imagem diante o mundo. Recentemente teve aquele caso daquela inglesa que foi mutilada pelo namorado brasileiro. merecemos isso? Chega a ser ridiculo, no mais somos tbm muito bocudos. Deveriamos seguia linha que a Russia faz e ficar quietihos com nossos problemas. A Havaiannas lançou uma propaganda bem interessante neste aspecto, com o Lázaro Ramos. Nossos problemas são nossos, e de mais ninguem.
Nada egoísta, sempre haverá excessões, mas é bem por aí.
Abração cara e desculpe os meus sumiços, mas expliquei naquele post, hehehe. Tentarei ser mais pontual com o blog. Flww, ótimo texto!

Anônimo disse...

Danilo, Peterson (o tal p. florindo) me procurou em meu orkut para falar sobre esses comentarios. Tentei responder ele pelo orkut tambem, mas o dele esta bloqueado para deixar recados, então gostaria muito que voce publicasse esse comentario meu para que eu possa assim responder ele também. Obrigada...

Anônimo disse...

Peterson, já que não tenho como deixar recado no seu orkut. Vou te responder por aqui mesmo, e espero que você entre aqui novamente e leia...


Fui eu sim. É revoltante ver a idéia que fazem do lugar onde você mora ser absurdamente diferente da realidade dele. Queria ter colocado meu blog lá, para você não vir me procurar aqui no meu orkut. Mas tudo bem...

Vi sua resposta dizendo que o que você disse: "O Brasil é um país imenso mas, mesmo assim, os estrangeiros são massivamente bombardeados com as maravilhas da Cidade Maravilhosa. O fascinante e sem pudor carnaval da Bahia (onde existe carnaval 365 dias no ano) é vendido se houver tempo." não foi uma idéia sua. Mas sim do que passam lá fora, que seria a bahia ter carnaval o ano todo.



Não vi assim e continuo não vendo. Pois para mim você quis passar a idéia de que o Brasil é um pais imenso e ainda assim os gringos só conhecem o carnaval daqui e a "Cidade Maravilhosa". Que existem outras coisas tão interessantes quanto, mas que é apenas isso que eles conhecem. Que é só essa a imagem que eles tem daqui.

Para mim o "aposto" dentro do parenteses: (onde existe carnaval 365 dias no ano) foi uma espécie de "crítica" sua com um certo preconceito daqui. Pelo que a midia passa.
E era exatamente sobre isso a idéia do post. Criticar o que é passado do Brasil la fora. E eu quis falar sobre o que é passado do Brasil aqui dentro.


Talvez não tenha sido essa sua intenção. Mas seu comentário deu margem a essa interpretação.
Será que ficou tudo explicado agora?? A minha parte e a sua??

R Lima disse...

Este tipo de esterótipo sempre vai acontecer.. aqui ou em qualquer lugar. O que me incomoda mesmo é a inoperância política deste país.. aos mandos e desmandos que leva ao caos e as fúteis tentativas de ludibriar a maioria com olimpíadas.

Sejamos mais claros..

Abçs meu grande poeta e agora um crítico de primeira.




Texto de hoje: veLa...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

jj disse...

Também achei um ABSURDO esse filme! Nossa, se antes do filme os entrangeiros já pensavam 2 vezes antes de vir pro Brasil, eles agora pensam umas 10 vezes, no mínimo! Realmente, o Brasil (população) é muito conformada com a situação do país, seja ela interna ou externamente falando. Eu realmente acho que, não só a nossa imagem, mas 'nós mesmos' estamos cada vez mais nos perdendo nessa bagunça.

Leia meu blog!
http://thelipstickisred.blogspot.com/

Vou te linkar nos meus favoritos..

ederDBZ disse...

com todo respeito, mais o brasil nem deveria se preocupar com a "repercussao" de um filme de 3ª categoria, quando ainda há questoes como miseria, fome, governantes passando a mao em verbas publicas a serem tratadas por aqui... qdo estes problemas forem solucionados, dai sim, poderão comentar sobre peliculas "idiotistas" e suas visoes "brasileiras"...

Anônimo disse...

Como você disse o Brasil não é só isso,mas essa é a principal imagem que eles tem da gente,digita Brasil na busca de imagens do google,sabe qual é a primeira imagem que aparece?uma bunda!
Os culpados disso somos nós,basta ligar a tv a qualquer dia em qualquer hora,só aparece violência e sexo,se o brasileiro dá ibope pra isso,o gringo vai achar que é assim mesmo.