sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A Arte de Desabafar


Certo dia, fuçando nos blogs da vida, li uma postagem que me deixou um tanto reflexivo e retrospectivo.

O blog era de um rapaz cujo nome não me lembro agora, mas a postagem era um desabafo.

Me pareceu um rapaz com algo bem entalado na garganta, com uma espécie de angústia no peito, e o motivo parece ter sido algo referente ao fato de escrever no blog e as opiniões, especialmente as caluniosas. Foi muito bem escrito e eu, confesso, me comovi com a humildade e o gosto com que ele disparava aquelas palavras, meio que a frase do meu cabeçalho “Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã”.

Veio um filme na minha cabeça. Me lembrava que, enquanto ficava quieto e isolado na minha carteira, na 7º série, olhando todos à minha volta se enturmarem menos eu, por causa da minha timidez, pegava uma matéria vazia do meu caderno e descarregava tudo ali, na época, como poemas.

Quando brigava com a minha mãe, sempre por motivos fúteis ("aborrecência...") me trancava no quarto e ia lá, me abrir para o papel, sempre com o velho discurso do “não sou mais criança”, “ninguém me entende”, etc...

Quando amava uma garota, e de repente descobri que ela não queria namorar comigo e ainda arranjou (fingidamente) um outro cara para me afastar, também corria para o papel e desabafava.

E por aí vai, até hoje, porém são desabafos por motivos mais externos como a falta de educação, ou as injustiças sociais, etc.

Já diziam quando eu era criança que o papel é mais paciente que o homem. Ele é um amigo seu, um amigo calado, pronto apenas para lhe ouvir. Ele não dá conselhos, não te abraça, não não segura as suas mãos, não acaricia a sua cabeça, apenas fica lá, sem nada, lhe disponibilizando apenas linhas, esperando que você o faça cumprir a sua função.

Mesmo não tendo todas as qualidades e reações de um amigo, é incrível como em certos momentos, ele é a companhia ideal para a gente. Nem sempre as pessoas nos entendem, ou não tem paciência para nos ouvir. Às vezes escolhemos tão errado as pessoas, que no fim nós é que podemos acabar prejudicados com falsidade e até punhaladas.

Já com o papel é diferente. É você quem escolhe o que dizer para ele. Pode-se falar tudo, pode-se até batê-lo ou xingá-lo, ele não fará nada contra você. Porém, há uma ressalva: o papel é aberto para quem quiser lê-lo. Diferente dos verdadeiros amigos que podem levar segredos para o túmulo, o papel está te estampando ali, basta que alguém o consulte. Daí já entra a necessidade de saber guardar o que você escreveu, ou se for algo que até te causa constrangimento, rasgá-lo e jogá-lo fora.

Falo de papel, porém, concordo em gênero, número e grau, que o blog também é um amigo, a diferença é que lá há comentários, mas aí vai da maturidade da pessoa em saber que algo que está sendo exposto para o mundo todo, é, portanto, sujeito a julgamentos e opiniões (desde que não difamadoras). Mas o blog também não deixa de ser um ótimo campo para desabafos profundos, afinal, é uma forma de gritar a todo o mundo e pôr para fora o espinho que arranha a nossa garganta, transformando-o em uma bela escultura a ser vista e contemplada, e é claro, porque não, odiada?

E por fim, encerro este texto dizendo a quem está nessa situação, transforme sua dor em arte, porque no fim, a dor passa e a arte fica, como um registro de mais uma moeda colocada no seu cofre de experiências.


Foto: http://tn31.deviantart.com/fs9/300W/i/2006/052/8/8/O_grito_by_FabiolaFernandes.jpg

10 comentários:

Skooth disse...

Concordo que precisamos desabafar, nem que seja no papel
mas viver de desabafo nao dá
afinal sua vida não volta
entao tira a bunda da cadeira e vai se divertir que é feriado XD

Pamella disse...

Gostei muito da forma que você expõe suas idéias. Realmente, podemos 'conversar com o papel' e ele irá apenas 'ouvir', mas isso tbm tem seu lado ruim... pois as vezes precisamos de conselhos...
mas de qualquer forma! o importante, como vc disse, é transformar a dor em arte.

young vapire luke lestat disse...

O papel caiu em desuso , mas continuamos escrevendo sempre para fazermos textos, alegres ou triste, escrever nos liberta a alma...



[]s l.salssida

Anônimo disse...

Cara, você escreve muito bem!! Adorei o blog, até adicionei nos meus favoritos, ok...
Quanto a escrever para desabafar, até hoje, acho a melhor coisa!!!
Beijo.

Não te interessa. disse...

É melhor desabafar no papel do que pegando em armas como alguns malucos fazem por aí.

vlew.

Mila Cardozo disse...

Tem toda razão!!!
É por isso que blogo... pra colocar ideias e pensamentos no ar!!!!
Beijos Mila

Diego Moretto disse...

"Ele é um amigo seu, um amigo calado, pronto apenas para lhe ouvir."
Nisso vc ja disse tudo. Acho que escrever em um blog, pela facilidade, é até mais encorajador.
Eu não sou bom em repassar sentimentos pessoais em palavras, acho isso um defeito sério meu e admiro pessoas como vc, que o conseguem fazer.
Bom, me perdoe o atraso, semana corrida, hehehehe. Muito obrigado pela visita, grande abraço e volte sempre!!

ex-amnésico disse...

Este seu texto poderia bem ser o manifesto do escritor/blogueiro, especialmente daqueles que sentem-se mais à vontade com as palavras escritas do que com as faladas.

E brilhante, como de costume!

Grande abraço!

R Lima disse...

Uma frase aê é pura certeza "o papel é mais paciente que o homem"...

E não há nada melhor do que em situação assim, não tendo a quem dizer.. ao papel escrever.

E moderno como estamos.. o blog é o aliado fiel. Nele nos expomos.. nele nos compreendemos.

Abçs,



Texto de hoje: Reine Sobre Mim...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Anônimo disse...

Nossa!!!!
� t�o agrad�vel encontrar semelhantes..poetas modernos, sinceros, ecos de um futuro inaud�vel...assim, sinto a nossa gera�o, meu caro amigo.
Sou professora de literatura e assim como voc� e muitos outros...j� me peguei numa 7� serie desabafando no caderno..poesias ou desenhos.

Que a inspira�o continue a burlar a seguran�a da raz�o e invada o seu pensar frequentemente, ok?

Quero te adicionar, posso?
Veja algumas coisas no meu blog e me diga...criei faz pouco tempo..mas me identifiquei muito com voc�!!!

Bessos da Lu
luoliveiracult@hotmail.com
antiteseposmoderna.blogspot.com/