domingo, 9 de março de 2008

Política: O Melhor Partido

Qual é a sua visão política?

Esquerda, Direita, Centro, Neoliberal, Comunista, Falo Grego ou simplesmente você abomina esse assunto?

Ouve-se por aí que futebol, política e religião não se discutem. Depende. No caso de política, e até necessário se discutir, afinal, engloba um conjunto de fatores, onde há a questão da educação, saúde, saneamento, segurança e se o seu candidato ou os candidatos do seu partido já fizeram algo de útil nessas áreas.

O problema é quando essa discussão realmente se torna uma discussão, chegando a partir para a ignorância. Não é novidade na História que visões políticas diferentes geraram confrontos, às vezes em cima de um palanque, outras vezes chegando a matar milhões de pessoas e arrasar vários países.

Nos tempos da ditadura, quem era da Direita exaltava os benefícios do milagre brasileiro, e achavam as pessoas da Esquerda arrogantes, caretas (no sentido de serem avessos à moda, fruto do consumismo capitalista) e com idéias absurdas. Já os da Esquerda (quando podiam falar que eram da Esquerda, se isso não implicasse na perda de sua própria vida), considerava os da Direita gente alienada, consumista, capitalista e de cabeça pequena. Houve um tempo em que um cara da Esquerda nem se aproximava de uma garota só por ela ser do lado oposto, e se ficasse, seus amigos com certeza o excluiria da roda chamando-o de traidor.

Hoje a coisa já é diferente. Temos garantido o direito de expressar a nossa opinião. Mas sabemos que há pessoas que exageram.

Por exemplo, experimente criticar o Lula para um petista fanático para ver o que acontece. Mensalão, escândalos, gafes, projetos inacabados, dane-se o que ele fez ou deixou de fazer, esta pessoa irá defender a ele e ao PT até a morte, e ai de você se discordar. Com certeza ele irá exaltar os melhores feitos de todos os políticos do partido, e atacar pesadamente o candidato ou partido que você gosta, não interessa qual, mas ele deixará bem claro que você está errado e ponto final. O mesmo aconteceria se, o candidato criticado fosse o Serra, o Maluf, entre outros.

E nós sabemos que em época de eleições, vê-se quase um clima de copa do mundo. Vários torcedores fanáticos pelos seus partidos e pelos seus candidatos. Nos bares, nas ruas, nas praças e em todo lugar, verdadeiros bate-bocas sobre quem é melhor, isso se não virar briga. Mas e depois quando se passa, lembra-se de qual candidato votou? Pode-se até lembrar, mas quero ver quem lembra de TODAS as promessas que foram feitas, e quais foram realmente cumpridas.

Quando se discute política, o principal que se deve ter é bom senso, saber falar e principalmente saber ouvir. Não é porque tal pessoa é de tal partido que ela será a melhor opção ou vice-versa. Não é porque eu acho tal candidato ruim que meu amigo ou minha namorada não tenha o direito de achá-lo bom. A gente pode discordar, porém discordar é uma coisa, condenar é outra.

Portanto, antes de expôr o que se entende de política, o melhor mesmo é expor o que se tem de bom senso. E esse, na minha opinião, é o melhor partido.


FOTO: http://www.codinghorror.com/blog/images/street_fighter_blanka.jpg

14 comentários:

Gi Olmedo disse...

Política é pano prá manga. Bem clichê, é como futebol e religião. Dizem q por aí que é melhor não se discutir, mas creio q a saída é criar polêmica mesmo, é gerar principalmente senso crítico, afinal, está nas nossas mãos o destino do país. Claro q não dá p/ contar com essa parafernália de corruptos por aí, mas tentar acertar no voto é a saída.
E depois, cobrar, fazendo nossa parte como cidadão.

Dan, discordo de vc qdo diz q "quem era da Direita exaltava os benefícios do milagre brasileiro, e achavam as pessoas da Esquerda arrogantes, caretas e com idéias absurdas." Refiro-me somente a parte do careta, afinal, os regimes de esquerda sempre tiveram pensamentos loucos, devaneios, segundo a Direita. Hoje em dia, a chamada 'esquerda' denomina-se situação e coloca o rabinho entre as pernas qdo a questão é colocar em prática as tais idéias absurdas.

Excelente post, amore...

Bjos!

Gir disse...

Eu particularmente detesto falar de política, porque? Porque geralmente as pessoas não conseguem enxergar os defeitos do seu partido político, ou seja, só veem o lado bom e esquece que em todo partido, pessoa, lugar, existe o lado negativo e positivo, eu sou de tal partido, mas consigo visualizar os defeitos, as qualidades, os erros e os acertos e a maioria das pessoa é difícil visualizar, ou tampam o sol com a peneira ou o mais usal tem memória fraca...


Muito bacana o texto!

.leticia santinon disse...

Na grande maioria, pessoas com essa pseudo-ideologia partidária não consegue prosseguir em uma discussão séria, vira putaria e lá se foi a chance de conseguir conversar sobre coisas que nos atingem diretamente.

Mal conseguem entender que esses partidos tem todos os mesmos interesses e a mesma maneira de agir.

Gi Olmedo disse...

Grata pela sua retificação no texto. Agora deu um sentido mais amplo.

Bjos!!

R. B. Dillinger disse...

Eu abomino política. Eu sei que preciso saber das coisas, mas é um assunto que me afugenta. Sinceramente.
Mas é preciso né?
abraço!

(Didixy) Conquistadores disse...

Qualquer lugar que vc resolve criticar, se as pessoas dali forem "fanaticas" por tal pessoa que vc critica...vc vai ver o que aconcete. Política hj em dia é que nem religião,
não se discute. Não tem como. Só sai briga e nunca chega-se numa conclusão.

Anônimo disse...

Belo post amigo.
Parabens belo seu Blog
Ben

Jason disse...

bom amigo agora vou ler um pouko neste seu blog

kkkkkkkkkkkkk

se der visita www.centralrip.blogspot.com

Anônimo disse...

Comunismo sempe!!

Adoro politica.

Anônimo disse...

Muitas são as pessoas que dizem que não se envolvem com politica, elas querem dizer que não se envolvem com o governo, não há como fugir da POLITICA.

Eu gosto de politica, gosto de discutir politica, tenho minha opinião...

Visite: *~ViDaTiTuDe~*

Diego Moretto disse...

Pois é rapaz, as discussões que a política faz são bem mais comuns na época das eleições mesmo. O povo briga feio por candidatos q certamente não lembrará de episódios como este. Deve-se ter o bom senso sempre, mas acho isso dificil para q entendam. Hoje em dia estão mais preocupados em receber cestas básicas e afins.
Adoro discutir política, entretanto tudo tem seu limite.
ótimo texto brother. grande abraço!

Euzer Lopes disse...

Qualquer assunto (futebol, religião e, sim, política) são bons para se discutir, desde que haja respeito entre os interlocutores...
Ninguém tem totalmente razão e ninguém está totalmente sem ela.
E, se isso ocorrer, não precisa deixar de haver respeito.
Falta de respeito também é falta de educação!

Anônimo disse...

Isso ai. nma vida bom senso é uma virtude indispensavel!!!

Anônimo disse...

Na vida política e bom senso caminham juntas ou talvez devessem.Contudo minha opinião política...é melhor não comentar pq é um dos assuntos que mais falo durante o dia então...
Mas tenho que agredecer pelo comentário que me deixou,obrgado e vou sempre estar buscando melhorar.Flw!
abrços.